APRESENTAÇÃO

 

Neste número 10 do volume X dos Cadernos do CNLF, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos publica dezessete trabalhos relativos a Análise do Discurso, organizados na ordem alfabética dos seus títulos.

Esses trabalhos foram apresentados no X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, em agosto de 2006, pelos dezenove autores seguintes, também aqui organizados em ordem alfabética de seus primeiros nomes, seguidos da indicação das páginas em que estão publicados os seus trabalhos. Anderson Godinho Silva (191-202); Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (16-27); Arlene de Araujo Saib (180-190); Bruno Deusdará (159-167); Clara A. Vaz (92-104); Débora Maciel Cabral (9-15); Décio Rocha (159-167); Elaine Souza da Silva (28-38); Elisa Mabel Vieira da Silva (147-158); Evanete Barboza de Lima (137-146); Felipe Barbosa Dezerto (39-53); Geraldo Pontes Júnior (9-15); Hilda de Oliveira Olímpio (124-136); Isabel Cristina Rodrigues (105-115); João Benvindo de Moura (168-179); Lucas de Mello Cabral (116-123); Luciana Moraes Barcelos Marques (54-65); Manuela Mac Cord (66-76) e Vanise Gomes de Medeiros (77-91).

Outros trabalhos relativos a este tema ainda serão publicados nos cadernos de número 11 e 12, intitulados, respectivamente, “Lingüística Textual e Análise do Discurso” e “Lingüística Textual, Pragmática etc.”, com quatorze e dezessete trabalhos cada um.

Assim como nos outros números destes cadernos, omitiremos uma desejável síntese dos artigos aqui apresentados, considerando-se que os seus respectivos resumos já foram publicados e estão disponibilizados (também em ordem alfabética dos títulos) no Livro de Resumos, que também pode ser acessado na página da Internet http://www.filologia.org.br/xcnlf/resumos/index.htm, assim como no Almanaque CiFEFiL 2006.

Dada a grande interação entre as diversas especialidades da Lingüística e da Filologia e a grande dificuldade de se estabelecerem limites precisos das atividades de cada uma delas e dos seus objetos e objetivos, fica difícil, às vezes, estabelecer com segurança absoluta, em que grupo temática deverá ser inserido um trabalho.

Pedimos a sua compreensão por esta nossa dificuldade, que nos fez reunir em três cadernos diversos trabalhos que tratam de Análise do Discurso, Lingüística Textual, Pragmática e outras especialidades dos estudos lingüísticos, sem uma delimitação segura dos limites entre os que seriam de uma ou de outra dessas especialidades.

Aguardando sua contribuição em forma de crítica, agradecemos antecipadamente pela manifestação explícita de sua insatisfação para que possamos nos corrigir, nos próximos eventos, aproveitando as suas considerações avaliativas, principalmente dos pontos em que tivermos falhado, pois é nestes que precisamos nos ater com mais cuidado daqui em diante.

 

Rio de Janeiro, novembro de 2006.