APRESENTAÇÃO

 

Neste número 11 do volume X dos Cadernos do CNLF, o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos tem o prazer de apresentar-lhe quatorze interessantes textos sobre a estilística na obra literária, resultantes dos trabalhos apresentados pelos quinze autores seguintes no X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, realizado em agosto de 2006: Aline Gonçalves de Brito (33-38); Aline Moraes Oliveira (138-147); Alzira da Penha Costa Davel (138-147); Anderson da Silva Ribeiro (48-57); Fernanda Freitas  (9-14); Fernanda Shcolnik (148-159); Lilian Manes de Oliveira (39-47); Luci Mary Melo Leon (27-32); Luiz Antônio Lindo (97-113); Maria Celeste de Castro Machado (15-26); Maria Paula Seixas da Silva (126-137); Robson Barbosa Cavalcânti (160-164); Ruy Magalhães de Araujo (58-84); Sérgio Nascimento de Carvalho (85-96) e Silvana Siqueira Eduardo (114-125). Observe que os autores relacionados acima estão listados em ordem alfabética e seguidos da indicação (entre parênteses) das páginas em que estão os seus respectivos trabalhos escritos.

Chamamos a atenção para o fato de que alguns dos trabalhos aqui apresentados poderiam, tranqüilamente, serem agrupados com outros trabalhos que formaram outros cadernos temáticos. Entretanto, não conseguimos separar de forma estanque os diversos trabalhos que tratam de Estilística de outros trabalhos que também tratam do mesmo assunto, ora focalizando o fazer literário, ora a valoração dessa atividade artística, como se pode ver no caderno número oito deste volume e do que tratará mais especificamente da Crítica Literária.

Aqui estão reunidos trabalhos sobre estilística, desde o seu aspecto geral e descritivo, como o que foi apresentado por Ruy Magalhães, ao que faz a sua aplicação específica numa obra específica ou num estilo de época ou ao que faz a relação da estilística com a Análise do Discurso e com a Lingüística Textual, por exemplo.

Fizemos aqui uma concessão exagerada relativa à extensão de um dos trabalhos, considerando-se que seria interessante incluir uma base teórica geral e básica como foi o trabalho supra-referido, que trata da “Estilística Aplicada” que está com 27 páginas.

Pede-se, entretanto, que não reincidam nesta falha porque nem sempre é produtivo e honesto ser tolerante com uma norma publicamente estabelecida e bem divulgada para um grupo; inclusive porque isto pode ser motivo de reclamações daqueles que não foram contemplados nos limites dessa tolerância.

Grato por continuar à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas sugestões, que serão aproveitadas para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que desenvolveremos futuramente.

 

Rio de Janeiro, novembro de 2006.


 

[1] No caso do Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, que ocorre na quarta semana de agosto, os textos devem ser enviados até o final do mês de junho.