APRESENTAÇÃO

 

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos e a Coordenação do X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia têm o prazer de apresentar-lhe este décimo terceiro número do volume X dos Cadernos do CNLF, com as atas do evento realizado em agosto de 2006, relativas aos trabalhos de Lingüística Textual, Pragmática etc., dando continuidade ao número anterior, que tratou de Lingüística Textual e Análise do Discurso.

Neste número 13, foram reunidos dezessete trabalhos, como se pode ver no SUMÁRIO, apresentados por dezenove autores, que são os seguintes, organizados em ordem alfabética e com a indicação das páginas em que estão publicados seus trabalhos: Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque (186-200); Carlos Alvarez Maia (45-56); Cidmar Teodoro Pais (68-82); Clézio Roberto Gonçalves (152-163); Darcilia Simões (201-216); Elaine Cristina Medeiros Frossard (83-94); Gerson Rodrigues da Silva (134-144); Jacqueline Rodrigues Longchamps (113-123); Joseane Serra Lazarini Pereira (164-176); Lucineide Lima de Paulo (124-133); Ludimilla Rupf Benincá (23-35); Manoel P. Ribeiro (95-112); Maria Isaura Rodrigues Pinto (145-151); Mônica Lopes Smiderle de Oliveira (177-185); Nataniel dos Santos Gomes (113-123); Patrícia Ribeiro Corado (9-22); Sandra Bernardo (36-44); Silvana Ayko Asakura Simões Maggessi Pereira (113-123) e Tatiany Pertel (57-67).

Como este número estabelece, em parte, continuação do anterior, gostaríamos de relacionar aqui os títulos dos trabalhos que foram publicados naquele número 12 dos Cadernos do CNLF:

“A construção do ethos: um recurso persuasivo”; “A emergência das construções encaixadas”; “A intertextualidade na construção de sentido de textos acadêmicos”; “As construções de tópico nas falas culta e popular”; “Dos efeitos nascem os afetos: a retórica de gracián”; “Estratégias de (des) construção de face em entrevista política”; “Estratégias de coesão referencial nas redações do clac: uma análise variacionista”; “O gênero notícia como ponto de convergência de posições discursivas entre diferentes jornais”; “O parágrafo ideal versus o parágrafo real: confrontando teoria e prática”; “Operadores argumentativos: uma proposta produtiva de ensino”; “Os modalizadores em –mente no texto jornalístico de opinião”; “Princípios da textualidade x princípios reguladores aplicados à análise do gênero‘redação de vestibular’”; “Procedimentos de monitoramento do falante na interação simétrica” E “Tudo o que você disser pode ser usado contra você; ou... quem cala consente”.

Agradeceremos de coração a todos aqueles que se dignarem apresentar-nos suas sugestões críticas para melhorarmos a qualidade de nossos trabalhos, apesar de estarmos, algumas vezes, prejudicados pela carência de tempo e de verba para tanto.

Neste número, por exemplo, uma errata lamentável tem de ser inserida nesta apresentação, visto que muitos leitores podem ler sem perceber o lapso que cometemos no trabalho do Professor Manoel P. Ribeiro, “Feminismo, machismo e música popular brasileira”, em que as páginas 101 a 106 correspondem a uma repetição do que está nas páginas 95/96 e nas páginas 108 a 112. Infelizmente, não foi possível reimprimir todo o volume para corrigir esta falha, que vai aqui apontada, considerando-se que erramos por excesso, não deixando os consulentes sem as informações fornecidas pelo autor.

Algumas vezes, os próprios editores percebem os erros a tempo de prepararem uma errata, mas isto nem sempre pode ser feito antes da montagem e encadernação do livro, o que justificaria uma “errata” anexa.

 

Rio de Janeiro, novembro de 2006.