APRESENTAÇÃO

 

Há cinco anos o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos vem mantendo o compromisso de publicar previamente os textos completos de seus eventos remetidos com a suficiente antecedência.[1]

Neste X CNLF, visto que foram enviados muitos textos, estesPrimeiros Trabalhos” foram editados em dois tomos para não ficarem muito volumosos e dispendiosos para os minguados cofres da instituição, sendo que neste segundo reunimos trabalhos de relativos a línguas, tanto do ponto de vista filológico, quanto do lingüístico, enquanto publicamos no primeiro os trabalhos filológicos relacionados com textos e com literatura.

Neste volume vão dezessete trabalhos de vinte autores, além da terminologia lingüística para os ensinos básico e secundário (documento equivalente à nossa Nomenclatura Gramatical Brasileira), sendo que, naturalmente, aparecem alguns um pouco deslocados do que identificamos como tema do conjunto, visto que todos os autores procuram ser originais em seus temas e não conseguimos reuni-los todos em dois blocos que representassem com precisão absoluta o que trazem os seus conteúdos. Isto ficará melhor organizado nos volumes publicados posteriormente, porque poderemos reuni-los com maior especificidade temática.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os autores que antecipadamente mandaram os seus trabalhos, premiando-os com a publicação antecipada, apesar das conseqüências naturais de qualquer atividade apressada.

Pode-se observar que alguns colegas desrespeitaram parcialmente as normas estabelecidas nas instruções amplamente divulgadas na página virtual do congresso, e, mesmo assim foram publicados os seus trabalhos, numa demonstração de tolerância por parte da organização do evento.

Pede-se, entretanto, que não reincidam nesta falha porque nem sempre é produtivo e honesto ser tolerante com uma norma publicamente estabelecida e bem divulgada para um grupo; inclusive porque isto pode ser motivo de reclamações daqueles que não foram contemplados nos limites dessa tolerância.

Grato por continuar à frente dos trabalhos do CiFEFiL e das causas lingüísticas e filológicas brasileiras, não poderia deixar de lhe pedir que nos apresente suas proveitosas e sempre bem-vindas sugestões, que serão aproveitadas para a correção e aperfeiçoamento dos trabalhos que desenvolveremos futuramente.

 

Rio de Janeiro, agosto de 2006.

José Pereira da Silva

 


 

[1] No caso do Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, que ocorre na quarta semana de agosto, os textos devem ser enviados até o final do mês de junho.