Atividade lÚdica:
uma ferramenta a mais no processo
de aquisição de uma língua estrangeira

Adriana Silva de Souza (UERJ)
Elisa da Silva de Almeida (UERJ)

 

Introdução

Uma vez exercendo o ofício de professoras de língua estrangeira, pudemos constatar que geralmente uma parte considerável dos alunos tem dificuldades no processo de aquisição de LE. Ao observarmos esses obstáculos na aprendizagem, verificamos que as atividades lúdicas proporcionam um melhor desenvolvimento no corpo discente, possibilitando-lhe uma melhor fixação dos conteúdos ensinados pelo docente e um bom desempenho das quatro competências lingüísticas.

Visto que essas atividades permitem que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva em mobilizar tanto o vocabulário quanto as estruturas gramaticais do idioma em estudo, temos como objetivo mostrar nesse trabalho algumas atividades lúdicas, três na língua francesa e outras duas na língua inglesa. É importante ressaltar que as atividades propostas em nosso trabalho foram colocadas em prática por nós, com sucesso, em turmas de francês de cursos livres e de aulas particulares.

Todas as cinco atividades que serão aqui apresentadas foram realizadas em francês, porém duas delas foram adaptadas ao inglês para o presente trabalho. Portanto, professores de outros idiomas poderão usá-las, adaptando-as a vários conteúdos conforme a criatividade de cada um.

Contudo, pretendemos mostrar que as atividades lúdicas estão sendo cada vez mais ferramentas indispensáveis nas classes de língua estrangeira, ajudando os docentes no processo de aquisição de LE dos alunos. Uma vez empregadas em sala de aula, mobilizam o corpo discente de qualquer idade a interagir com a língua aprendida, a fixar as estruturas do idioma que estão estudando e a internalizar as quatro competências lingüísticas.

 

A importância da aprendizagem de LE

Tendo em vista os avanços tecnológicos e o processo de globalização, nos quais a linguagem tem um papel de destaque, e consequentemente a necessidade de circulação de informações cada vez mais rápida, podemos observar o papel fundamental da aprendizagem de LE para enfrentar as mudanças e as exigências contemporâneas.

Os processos de globalização econômica e cultural que começaram a ocorrer nos anos 90 ocasionaram mudanças profundas em várias instituições da sociedade. Uma delas foi a necessidade da aquisição de competências específicas em línguas e culturas estrangeiras para os vários segmentos profissionais, além das tradicionais áreas do comércio internacional. Portanto, podemos constatar que o conhecimento de uma língua estrangeira é imprescindível para os indivíduos e empresas da sociedade atual. 

Em conseqüência de tudo o que foi mencionado acima, percebemos mudanças no desenvolvimento das metodologias e abordagens didáticas do ensino de LE. Foi a partir dessas mudanças que o processo ensino-aprendizagem ganhou mais destaque, tendo como necessidade principal a criação de novas abordagens didáticas, sendo uma delas o nosso tema de estudo, a atividade lúdica, da qual falaremos a seguir.

 

A atividade lúdica nas classes de LE

Há alguns anos, as atividades lúdicas foram colocadas em prática nas classes de língua estrangeira. Apesar de todo esse tempo de existência e dos bons resultados que as mesmas proporcionam às aulas, ainda podemos encontrar professores que não vêem as suas utilidades, considerando-as apenas brincadeirinhas para passar o tempo quando a aula acaba mais cedo ou quando os alunos estão muito entediados. Na verdade, esses docentes não entendem o verdadeiro objetivo dessas atividades.

Esse tipo de trabalho exige dos professores muita criatividade para planejar suas aulas. Entretanto, ao escolher essas atividades, o docente proporciona aos alunos a possibilidade de aprender muito mais se divertindo. Tudo isso, desencadeará o processo de aquisição desses alunos de maneira mais prazerosa, sem que eles ao menos o sintam.

No cotidiano de professor de LE, percebemos que essa maneira de trabalhar com os alunos contribui para reforçar o vocabulário e as estruturas do método utilizado em cada estabelecimento de ensino. Ao explorar essas atividades, notamos que os discentes prestavam mais atenção no que estavam aprendendo, pois esse tipo de trabalho aguçava a curiosidade deles e os estimulava, a saber cada vez mais o idioma que estavam aprendendo. É por essa razão que decidimos propor algumas atividades lúdicas de conteúdos diferenciados que nos ajudaram bastante no ambiente da sala de aula e no processo de aquisição da aprendizagem dos alunos.

É importante acrescentar que essas atividades foram feitas com materiais simples e baratos, uma vez que os discentes e os docentes nem sempre têm acesso à recursos modernos, tais como DVD, computadores com Internet e retro projetor. Elas são muito simples de fazer e de colocar em prática, podendo ser adaptadas a vários conteúdos e vocabulários que são ou serão trabalhados com a turma.

 

Algumas atividades lúdicas

Francês

1. Ache a frase correspondente em francês!

● Objetivos

- Fixar um conteúdo de apresentação já no primeiro dia de aula.

- Desenvolver inicialmente a competência de expressão oral.

 

● Material

- Pedaços retangulares de cartolina ou papel cartão

- Algumas folhas A4

- Pilot ou canetinha da cor desejada

- Saquinho pequeno de papel ou de plástico

- Tesoura e régua

 

● Procedimento

O professor escreverá nos retângulos frases ou perguntas de apresentação em francês que foram dadas em sala de aula. Ele fará algumas tirinhas de papel A4, nas quais ele deverá escrever as mesmas frases em português e depois dobrá-las para colocar no saquinho.

Na hora da atividade, o aluno sorteará uma frase do saquinho em português. Ele deverá achar a mesma frase correspondente em francês, mostrando-a e lendo-a para a turma.

 

Jogo de perguntas e respostas

● Objetivos

- Desenvolver a capacidade de formular questões a partir de respostas estabelecidas.

- Explorar as expressões oral e escrita do aluno

 

● Material

- Emborrachado colorido cortado em tiras médias.

- Caneta retroprojetora.

- Tesoura e régua

 

● Procedimento

O docente escreverá no emborrachado frases que possibilitem os alunos a formular perguntas. Já na sala de aula, cada aluno ganhará uma ou duas frases, com as quais ele deverá formular perguntas para ler e escrever no quadro para todos os colegas.

 

Qual possessivo usar?

● Objetivo

- Fazer com que os alunos aprendam a usar os possessivos.

- Desenvolver a capacidade de internalizar esse conteúdo de maneira lúdica e dinâmica.

 

● Material

- Folha de papel pardo

- Cartolina colorida

- Pilot preto

- Régua e tesoura

 

● Procedimento

O professor deverá escrever perguntas do tipo “C’est le cahier de Marie?”, para que o aluno possa responder usando o possessivo, “c’est son cahier.”. Cada uma dessas perguntas deverá ser escrita em pedaços de cartolina. O professor também deve escrever no papel pardo as frases de resposta, deixando espaços para que os alunos completem com o possessivo. Também deverão ser escritos na cartolina os possessivos para serem encaixados nos espaços previamente deixados pelo mestre.

A atividade é feita da seguinte maneira: cada aluno ganha uma pergunta. Ele deve encontrar o possessivo adequado e colocá-lo no espaço deixado na frase do papel pardo, completando assim a frase.

 

Inglês

1. Eu sou _____?

 

● Objetivos

- Formar frases com o vocabulário e o conteúdo já aprendido.

- Desenvolver a expressão oral.

 

● Material

- Cartolina colorida e folha A4

- Tesoura, cola e pilot

- Fita adesiva

 

● Procedimento

O professor anexará no quadro o nome de várias pessoas famosas, que estarão escritos em retângulos de cartolina.

Cada aluno deverá ir à frente da turma e escolher uma pessoa para interpretar. Ele deverá se apresentar de forma descritiva, fazendo frases do tipo: Eu sou jogador de futebol. Eu sou alto. Eu sou musculoso. Os alunos devem descobrir quem é o personagem que o aluno está descrevendo.

 

Batata Quente

● Objetivos

- Treinar a capacidade do aluno de refletir nas mudanças orais das formas das frases

- Fixar as formas afirmativa, negativa e interrogativa das frases.

 

● Material

- Bola de encher

- Frases escritas em cartolina nas diferentes formas do discurso.

- Música alegre

 

● Procedimento 

Os alunos devem fazer um círculo na sala. Em seguida, eles devem passar a bola de encher rapidamente de mão em mão até que o professor pare a música. Cada vez que o professor parar a música, o aluno que estiver com a bola deverá  passar uma das frases escolhidas pelo professor para a forma(negativa,interrogativa ou negativa) escolhida pela turma.

 

Conclusão

Em suma, observamos que as mudanças contemporâneas, dadas com a globalização, estão exigindo uma comunicação cada vez mais rápida. Por tudo isso, podemos constatar que a aprendizagem de línguas estrangeiras torna-se cada vez mais uma necessidade para a competição no mundo atual. Para atender a demanda do mundo globalizado, as metodologias dos estabelecimentos de LE tiveram que acompanhar a velocidade das mudanças, desenvolvendo novas abordagens didáticas, tais como as atividades lúdicas.

Em outras palavras, o lúdico mostra aos alunos que é possível e agradável aprender qualquer língua. Ele os estimula a praticar as quatro competências lingüísticas e a fixar o vocabulário ou as estruturas aprendidas. Tudo isso, confirma a frase escrita no século XIX pelo pedagogo suíço Pestalozzi, “Apprendre sans joie ne vaut pas um sou!”, aprender sem alegria não vale um tostão!

 

Referências bibliográficas

GRÉGOIRE, Maïa e THIÉVENAZ, Odile. Grammaire Progressive de Français-Niveau Intermédiaire. Paris: CLE International, 2003.

––––––. Exercices Communicatifs de la Grammaire Progressive de Français-Niveau Intermédiaire. Paris: CLE International, 1998.

JULIEN, Patrice : Activités Ludiques - Tecniques de Classe. Paris: CLE International, 1988.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. New York: Cambridge, 1994.

SCHIFFLER, L. Pour un enseignement interactif  des langues étrangères. Paris: Didier/Hatier, 1991.

WEISS, François: Jouer, communiquer, apprendre. Paris: Hachette Livre, 2002.