APRESENTAÇÃO

 

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos tem o prazer de apresentar-lhe o número 9 do volume X dos Cadernos do CNLF, correspondente às atas do X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, realizado em agosto de 2006, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, reunindo quatorze trabalhos relacionados com o tema “Filologia e Ecdótica”.

Esses quatorze trabalhos foram apresentados oralmente no congresso de agosto de 2006 pelos quinze autores abaixo relacionados: Adriana Cristina Cristianini (154-160 e 99-109); Alexandre Xavier Lima (18-26); Ceila Maria Ferreira B. R. Martins (51-62); Celina Márcia de Souza Abbade  (131-142); Elizângela Dias (63-74); Gilberto Nazareno Telles Sobral (27-36); Lêda Maria Mercês Gonçalves (119-130); Leonardo Lennertz Marcotulio  (75-87); Luciene Pinheiro de Souza (143-153); Ludmila Antunes de Jesus (88-98); Márcia Regina Teixeira da Encarnação (9-17); Maria Antonia da Costa Lobo  (110-118); Maria Cristina Antonio Jeronimo (51-62); Rita de Cássia Mota Ribeiro (143-153); Rosa Borges dos Santos (37-50 e 88-98). A numeração entre parênteses, como você deve ter observado, corresponde à indicação das páginas em que esses trabalhos foram publicados neste caderno.

Houve outros trabalhos tratando de aspectos da filologia e da edição de textos que não estão aqui reunidos, como foi o “Serenissimo Brasiliae Principi Iosepho: A retórica latina de Alexandre Rodrigues Ferreira”, apresentado por Amós Coêlho da Silva; “Antenor Nascentes e os Estudos Historiográficos”, por Ricardo Cavaliere; “Aspectos da Sintaxe em Manuscritos Modernos”, por Elias Alves de Andrade; “Embates no século XIX a partir da leitura de Friedrich Nietzsche: filologia, história e ciência”, por Luciana Fernandes Madeira; “Filologia e Crítica Literária”, por Maria Antonia da Costa Lobo e Célia Maria Paula de Barros;”Filologia Textual e a Análise de Discurso”, por Gilberto Sobral; “Filologia Textual e História Cultural”, por Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz; “Filologia Textual e Literatura”, por Maria da Conceição Reis Teixeira; “Fontes do Latim Vulgar”, por Bruno Fregni Bassetto e Maria Cristina Martins, além de outros. Uns por não terem sido enviados em sua versão completa, outros por estarem publicados noutros cadernos.

Aqui vão trabalhos que poderão contribuir para uma nova visão dos estudos filológicos e ecdóticos brasileiros e sugerir-lhe novas fontes de estudo para tais questões. Por isto, ficaremos extremamente gratos também se puder apresentar-nos algumas sugestões críticas em relação às possíveis falhas que forem encontradas, já que é nosso interesse continuar nessa tarefa de divulgação dos estudos filológicos, e não nos apraz errar de novo nos erros que pudermos corrigir.

 

Rio de Janeiro, novembro de 2006.