PROGRAMAÇÃO

 Resumos

 


 

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2006

08h00min às 10h00min: Recepção de material e inscrições novas, enquanto o quarteto de saxofones “InterSax”, composto de Samuel Andrade, Isaías de Oliveira, Emerson Ribeiro e Rafael Lanzetti, oferece um espetáculo de pré-abertura do congresso, disponibilizando seus discos à venda.

SESSÃO DE ABERTURA

10h00min às 12h00min: Sessão de Abertura, com as boas vindas da Direção do Instituto de Letras, com a presença de José Luís Jobim de Salles Fonseca (Diretor) e Anna Elizabeth Balocco (Vice-Diretora), e mesa-redonda sobre “Antenor Nascentes e sua obra”, sob a presidência da Professora Cilene da Cunha Pereira (UFRJ e ABRAFIL) e falará sobre “Antenor Nascentes, o São João Batista dos estudos lingüísticos no Brasil”.

M-R de 21 1b – Leodegário Amarante de Azevedo Filho (UFRJ, UERJ e ABRAFIL) – Posição de Antenor Nascentes na História da Filologia no Brasil.

M-R de 21 1c – Ricardo Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL) – Antenor Nascentes e os estudos historiográficos

M-R de 21 1c – Hilma Pereira Ranauro (UFF e ABRAFIL) – O falar do Rio de Janeiro ou O Dialeto Carioca?

12h00min às 14h00min: Almoço

 

14h00min às 16h00min: Sessão de minicursos

MINICURSO 01 –

Caminhos da Geolingüística: uma retrospectiva de Antenor Nascentes ao Projeto ALiB – Projeto Atlas Lingüístico do Brasil – Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP) e Adriana Cristina Cristianini (USP e UNIBAN)

MINICURSO 02 – sem o texto no livro dos minicursos

Gêneros de Texto e de Discurso: teorização e aplicação escolar – Sílvio Ribeiro da Silva (UFG e UNICAMP)

MINICURSO 03 –

Língua falada: processos de construção – Paulo de Tarso Galembeck (UEL)

MINICURSO 04 –

O estilo de Virgílio nas Bucólicas – Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (UERJ)

MINICURSO 05 –

O português brasileiro contribuições da cultura regional para as aulas de filologia românica no Curso de Letras da UFTO – Adriano Batista Castorino (UFTO)

MINICURSO 06 –

Tópicos de análise do discurso na prática escolar: casos de discurso reportado e a polifonia discursiva – Cleide Emilia Faye Pedrosa (UFS), Ana Sabrina de Oliveira Leme Domingues (UFS) e Ivana Maria Dias Oliveira (UFS)

MINICURSO 07 –

O processo de legendagem de filmes e documentários em DVD – Rafael Lanzetti (ISAT e SENAC-RJ)

MINICURSO 08 – sem o texto no livro dos minicursos

Semântica essencial - Afrânio da Silva Garcia (UERJ e UNESA)

MINICURSO 09 –

Fundamentação filosófica das gramáticas – Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva (UERJ e UGF)

MINICURSO 10 –

A semiolingüística e a crítica genética – contribuições para a produção textual significativa – Cláudia J. G. Lemos (VIZIVALI) e Helena Maria Guareschi (VIZIVALI)

 

 

 

 

TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2006

08h00min às 10h00min:
Segunda sessão de mesas-redondas

M-R de 22 1a – “Português: perspectivas de quem ensina”, sob a presidência da Professora Doutora Rosane Santos Mauro Monnerat (UFF), que falará sobre “Afinal, para que serve a gramática?”

M-R de 22 1b – Norimar Júdice – Abordagem do texto no processo de ensino-aprendizagem de português do Brasil para estrangeiros

M-R de 22 1c – Adriana Rebello – Futuro do pretérito de valor polifônico e pretérito imperfeito do indicativo – tempos intercambiáveis?

M-R de 22 1d – Lucineide de Lima Paulo – Estratégias de referenciação e categorização em textos publicitários – Novo Honda Civic: “Muito mais que um meio de transporte. É um meio de ficar feliz”

M-R de 22 1e – Lygia Maria Gonçalves Trouche – Estratégias de leitura: o desenvolvimento do leitor crítico

M-R de 22 2a – “A linguagem da memória”, sob a presidência da Professora Doutora Cristina Maria Teixeira Martinho (USS), que falará sobre “Estigmas da memória – os Lais de Marie de France.”

M-R de 22 2b – Simão Pedro – A rainha dos cárceres da Grécia: suas memórias, seus esquecimentos

M-R de 22 2c – Regina Célia Pentagna Petrillo – O discurso da memória no romance brasileiro contemporâneo (década de 90)

M-R de 22 2d – Maria Inês Mexias – A questão da memória em D. Casmurro

M-R de 22 3a – “Diferentes vertentes dos estudos filológicos”, sob a presidência da Professora Doutora Rosa Borges dos Santos (UNEB e UFBA), que falará sobre “Filologia textual e lingüística”

M-R de 22 3b – Gilberto Sobral – Filologia textual e a análise de discurso

M-R de 22 3c – Celina Márcia de Souza Abbade – Filologia textual e o estudo do léxico

M-R de 22 3d – Maria da Conceição Reis Teixeira – Filologia textual e literatura

M-R de 22 3e – Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz – Filologia textual e história culrural

M-R de 22 4 – “A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro”, sob a presidência do Professor Mestre Rafael Lanzetti Ayres Faria (ISAT e SENAC-RJ).

M-R de 22 4a – Cynthia Fonseca Azevedo – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro

M-R de 22 4b – Carlos Mota – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro

M-R de 22 4c – Dênnys Vinícius – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro

M-R de 22 4d – Frederico Silva – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro

M-R de 22 4e – José Carlos Silva e Souza Jr. e Márcio dos Santos – A tradução domesticadora de literatura e o novo público-leitor brasileiro

M-R de 22 5 – “A linguagem da arte e da palavra no ensino da língua”, sob a presidência da Professora Doutora Maria Suzett Biembengut Santade , que falará sobre “Multimídias educativas: semiose das linguagens”.

M-R de 22 5 – Carmem Lúcia Pereira Praxedes – Universidade: funções e disfunções

M-R de 22 5 – Ricardo Luis Arantes – Uma leitura de A Busca Final do Intrépido Velho

M-R de 22 5 – Lilian Cristina Granziera – Produção e recepção da imagem à aprendizagem da língua

M-R de 22 6a –Aplicações da análise de discurso em diferentes áreas do saber”, sob a presidência da Professora Doutora Vanise Gomes de Medeiros, que falará sobreDa heterogeneidade no discurso cronístico”

M-R de 22 6b – Felipe Barbosa Dezero Construção idedentitátia do discurso homossexual

M-R de 22 6c – Fabiana dois Anjos Pinto – História da complementação verbal no português do Brasil

10h00min às 12h00min:
Primeira sessão de conferências

Presidente da sessão – Professora Doutora Delia Cambeiro (UERJ)

FLORA SIMONETTI COELHO – O humanismo e o latim

NELLY MEDEIROS DE CARVALHO – Empréstimos lingüísticos e identidade cultural

12h00min às 14h00min:
Almoço

 

12h00min às 14h00min:
Primeira sessão de PÔSTERES

PÔSTER 01 – Elizangela Nivardo Dias –Uso de reclames em documentos manuscritos e impressos

PÔSTER 02 – Carmen Elena das Chagas – Darcy Ribeiro: seus elementos coesivos

PÔSTER 03 – Maria Livia Mexia Siebiger – Uma visão das línguas românicas

PÔSTER 04 – Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva – Um estudo semântico-lexical com vistas ao atlas lingüístico da mesorregião do Marajó/Pará

PÔSTER 05 – Fernanda Frozza – Uma análise contrastiva dos verbos italianos

PÔSTER 06 – Alex Sá Moreira – Pisístrato e Homero: tirania e cultura no século V a.C

PÔSTER 07 – William da Silva e Silva – A aplicação da semiótica em estudos metalingüísticos: O graffiti carioca, um outdoor alternativo

PÔSTER 08 – Paulo Osório e Ana Sofia Barbedo – As bibliotecas escolares no sucesso educativo de falantes não nativos do português

PÔSTER 09 – Paulo Osório e Ana Sofia Barbedo – Escrita e consciência metalingüística: o caso do português língua estrangeira

PÔSTER 10 – Luciene Pinheiro de Souza – A produção de texto em contextos escolares e virtuais

PÔSTER 11 – Maria Paula Seixas da Silva – O estilo nos jornais fluminenses

PÔSTER 12 – Fernando Pimentel Henriques, Juliana Espósito Marins e Danielle de Rezende Santos – Uma fotografia da representação do sujeito referencial e não referencial na fala culta de cinco capitais brasileiras

PÔSTER 13 – Priscilla da Silva Santos, Mariane Soares Duarte de Paula e Patrícia Maria Campos de Almeida – O ato de pedir em material didático de PLE

14h00min às 16h00min:
Primeira sessão de comunicações orais

Com. de 22 1a – “Conhecimento fonológico sob a ótica dos modelos multirepresentacionais”, sob a coordenação da Professora Doutora Christina Abreu Gomes (UFRJ), que falará sobre o tema do grupo.

Com. de 22 1b – Mariana M. B. Nogueira, Mariana C. R. Guedes e Fernanda Senna – Variação lingüística e abstração do conhecimento fonológico

Com. de 22 1c – Aline A. Ferreira – Estudo comparativo de crianças com diagnóstico de DEL segundo a perspectiva da fonologia de uso

Com. de 22 1d – Sheila Bezera – Avaliação de Erros de Percepção sob a ótica da fonologia de uso

Com. de 22 1e – Aline Rodrigues Benayon – A emergência de padrões fonológicos: a aquisição dos ditongos decrescentes orais do PB

Com. de 22 2a – “Modos de escrever, modos de perceber: interpretação e crítica”, sob a coordenação de Marillia Raeder Auar Oliveira, que falará sobre "Uns braços": interpretação e recepção crítica

Com. de 22 2b – Victoria Saramago Pádua – "Entre as linhas": as fronteiras entre crítica literária e ficção

Com. de 22 2c – Paulo Roberto Lima Filho – A reescritura em um conto contemporâneo

Com. de 22 2d – Martim Vicente da Cunha Silva – Todo o amor por "Amor"

Com. de 22 2e – Christiane Karydakis e Marillia Raeder Auar Oliveira – Água viva: um texto pulsante sobre o indizível

Com. de 22 3a – “Semiótica das culturas como uma ciência da interpretação”, sob a coordenação do Professor Doutor Cidmar Teodoro Pais (USP, UBC e ABRAFIL), que falará sobre “Semiótica das culturas como ciência da interpretação: dos processos de inserção cultural”

Com. de 22 3b – Aurora de Jesus Rodrigues – Cultura e cidadania: a linguagem como comunicação de valores.

Com. de 22 3c – Eliana Meneses de Melo – Os processos comunicacionais dos sujeitos da cultura organizacional.

Com. de 22 3d – Regina Souza Gomes – Teoria semiótica e ensino de redação

Com. de 22 3e – Maria Margarida de Andrade – As ciências humanas, ciências da linguagem e identidade cultural

Com. de 22 4a – Gisele Calgaro – A questão leste-timorense aos olhos de Luís Afonso

Com. de 22 4b – Sandréa de Oliveira Pontes – A abordagem da leitura no material didático Hacia el Español – nivel Avanzado

Com. de 22 4c – Ada Magaly Matias Brasileiro – A produção de texto na educação básica: relato de experiência com oficina de escrita

Com. de 22 4d – Kelly Christine Lisboa Diniz – A influência da linguagem dos bate-papos da internet nos textos argumentativo-dissertativos escolares.

Com. de 22 4e – Sandra Venancio Kezen Buchaul – Leitura e compreensão textual

Com. de 22 5a – Maria Isaura Rodrigues Pinto – O intertexto fílmico no conto O cego e a dançarina, de João Gilberto Noll

Com. de 22 5b – Eduardo de Almeida Navarro – Ressonâncias de O Uraguai, de Basílio da Gama na obra indianista de Machado de Assis

Com. de 22 5c – Tatiana Alves Soares Caldas – Qorpo-Santo: um olhar vanguardista e crítico acerca de uma época

Com. de 22 5d – Rodrigo da Costa Araújo – Caio Fernando Abreu: uma escritura em palimpsesto

Com. de 22 5e – Monique Lopes Inocêncio – Considerações estéticas acerca da obra de Lima Barreto

Com. de 22 6a – Aderlande Pereira Ferraz – Neologismos na publicidade: aplicação ao ensino de léxico

Com. de 22 6b – Luci Mary Melo Leon – A expressividade nas palavras de algumas poesias de Manuel Bandeira

Com. de 22 6c – Maria Cristina da Silva Martins – Um estudo sobre o léxico da obra Crônica de D.João I, de Fernão Lopes e suas conexões com o latim vulgar e o latim eclesiástico

Com. de 22 6d – Márcia Regina Teixeira da Encarnação – Um estudo geolingüístico de aspectos semântico-lexicais das comunidades tradicionais de Ilhabela litoral norte de São Paulo

Com. de 22 6e – Alessandra Martins Antunes – Os nomes referenciais da São Paulo oriental

Com. de 22 7a – Paulo de Tarso Galembeck, Fernanda Mioransi e Frank Seiji Tame – Processos de monitoramento do falante e do ouvinte

Com. de 22 7b – Sandra Bernardo – A construção “olha só”: Uma abordagem sociocognitiva

Com. de 22 7c – Lilian Manes de Oliveira – Metáfora e discurso

Com. de 22 7d – Luciene Pinheiro de Souza e Rita de Cássia Mota Ribeiro – Língua materna, tu és inculta e bela!

Com. de 22 7e – Ednúsia Pinto de Carvalho – Marcadores metadiscursivos textuais e o grau de densidade reformulativa em textos didáticos especializados

Com. de 22 8a – Helio Ferreira Orrico – Preconceito lingüístico e exclusão social: a sociolingüística como uma ciência inclusivista

Com. de 22 8b – Ana Sabrina de Oliveira Leme Domingues e Ivana Maria Dias Oliveira – A ironia na teoria polifônica

Com. de 22 8c – Cristina Alves de Brito – A palavra e a carga semântica ao longo de seu uso

Com. de 22 8d – Izabel Souza do Nascimento – Aspectos culturais latentes na escolha dos nomes próprios: estrangeirismos

Com. de 22 8e – Lêda Maria Mercês Gonçalves – De Tunica et Toga: história do traje

Com. de 22 9a – Henriqueta do Prado Valladares – As [in]definições de Pestana em Um Homem Célebre

Com. de 22 9b – Roberto Nunes Bittencourt – África, espaço de epifania: uma leitura d’Os Cus de Judas de António Lobo Antunes

Com. de 22 9c – Katja Christina Heyer – A identidade feminina na literatura contemporânea na obra Inferno de Patrícia Melo

Com. de 22 9d – André Luiz Barros da Silva – Mudanças na subjetividade ocidental no século XVII francês: o caso das Lettres portugaises

Com. de 22 9e – Alcindo Miguel Martins Filho – O espírito da floresta: uma reflexão sobre as conseqüências da tensão entre identidades e exílios em Relato de um Certo Oriente de Milton Hatoum

Com. de 22 10a – Clézio Roberto Gonçalves – O objeto incorporado em uma atividade de interação social

Com. de 22 10b – Enrique Huelva Unternbäumen – A irreversibilidade da gramaticalização. Esboço de um modelo explicativo.

Com. de 22 10c – Violeta Virginia Rodrigues, Evelyn Cristina Marques dos Santos e Mayara Neres Matos – “Recolhe a rede para procurar o abrigo” – oração reduzida?

Com. de 22 10d – Cláudia Maria Monteiro de Freitas – O meio ambiente pede a palavra: a análise de textos na construção e desconstrução de conceitos ecológicos

Com. de 22 10e – Renato Venancio Henriques de Sousa – O imaginário das línguas e das culturas estrangeiras em textos de Sergio Kokis

Com. de 22 11a – Lúcia Maria Moutinho Ribeiro – A precedência da função da linguagem no texto acadêmico

Com. de 22 11b – Renata da Silva de Barcellos – Anúncios publicitários e o ponto de interrogação

Com. de 22 11c – Maria Paula Seixas da Silva – O estilo nos jornais fluminenses

Com. de 22 11d – Elizangela de Oliveira – A pontuação em peças publicitárias: uso, estratégia ou abuso?

Com. de 22 11e – Elias Alves de Andrade – Aspectos da sintaxe em manuscritos modernos

Com. de 22 12 – “Gêneros de discurso – desafios e perspectivas”, sob a coordenação do Professor Doutor Décio Rocha (UERJ)

Com. de 22 12a – Isabel Cristina Rodrigues – Gênero de discurso e construção de sentido: relações entre tema e suas formas de circulação

Com. de 22 12b – Bruno Deusdará – O mesmo e o outro do/a professor/a: a relação entre gênero do discurso e suporte na construção de imagens discursivas do trabalho docente

Com. de 22 12c – Angela Corrêa Ferreira Baalbaki – A caracterização do discurso de divulgação científica nos estudos discursivos

Com. de 22 12d – Zilda Andrade Lourenço dos Santos O gênero notícia como ponto de convergência de posições discursivas entre diferentes jornais

Com. de 22 12e – Lucas de Mello Cabral – Gêneros do discurso e espaço universitário: uma abordagem da produção de monografias

Com. de 22 12fMaria Cristina Giorgi – Gênero de discurso e de seleção para docentes de língua estrangeira: o perfil do professor

Com. de 22 13a – Afrânio da Silva Garcia – O ensino de português nas séries iniciais

Com. de 22 13b – Dimar Silva de Deus – As categorias morfológicas e o gênero dos nomes

Com. de 22 13c – Elaine Souza da Silva – A construção de identidades no discurso de professores, alunos e direção de uma instituição pública de educação básica

Com. de 22 13d – Edicléa Mascarenhas Fernandes – Política lingüística para comunidades surdas: do texto da lei às práticas pedagógicas

Com. de 22 13e – Bruno de Assis Freire de Lima – Valências em verbos de vitória e derrota

16h00min às 16h30min
Café

16h30min às 18h30min: Primeira sessão de palestras, presidida pelo Professor Doutor Ricardo Stavola Cavaliere (UFF e ABRAFIL), que falará sobre “A nova nomenclatura gramatical brasileira”.

PALESTRA 2 – Manuel Gonçalo de Sá Fernandes – Terminologia lingüística para os ensinos básico e secundário português: Apresentação: Objetivos, Estrutura / Domínios, Processo de Elaboração / Criação, divulgação entre o público alvo

PALESTRA 3 – José Esteves Rei – Terminologia lingüística portuguesa para os ensinos básico e secundário: Pedagogização da terminologia lingüística: objetivos, métodos, percursos e exemplos – Sua relação com a terminologia gramatical tradicional

 

 

 

 

QUARTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2006

08h00min às 10h00min:
TERCEIRA SESSÃO DE MESAS-REDONDAS

M-R de 23 1a – “Linguagens”, sob a presidência do Professor Mestre Manoel Pinto Ribeiro (UERJ, UFF e ABRAFIL), que falará sobre “Feminismo, machismo e música popular brasileira”

M-R de 23 1b – Nícia de Andrade Verdini Clare – Política, futebol e culinária: o entrecruzar das linguagens

M-R de 23 1c – Nataniel dos Santos Gomes – Descrições sobre a morfologia Kayabí

M-R de 23 2a – “Linguagem e Letramento”, sob a presidência do Professor Doutor José Mario Botelho (UERJ e ABRAFIL), que falará sobre “As marcas da oralidade na escrita”.

M-R de 23 2b – Edith Frigotto – Linguagem, letramento e gêneros discursivos

M-R de 23 2c – Maria Lucia Leitão de Almeida – Aquisição de argumentatividade na redação infantil

M-R de 23 2d – Maria Cecilia Mollica e Marisa Leal – Letramentos em educação de jovens e adultos

M-R de 23 3a – “Revitalizando o ensino da Língua Portuguesa: usos, aplicações e desdobramentos”, sob a presidência da Professora Doutora Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), que falará sobre “Ler x escrever: mitos e verdades”.

M-R de 23 3b – Aline Gonçalves de Brito – A influência da oralidade na obra de Lygia Bojunga: uma abordagem estilística

M-R de 23 3c – Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera – “Beijo de Língua”: Prazer, produtividade e cidadania no “ensino” do idioma materno

M-R de 23 3d – Tania Maria Nunes de Lima Câmara – O ensino da pontuação: a necessidade de revisão metodológica

M-R de 23 4a – “Preces latinas medievais”, sob a presidência do Professor Doutor Nestor Dockhorn (UGB), que falará sobre “Dies Irae”

M-R de 23 4b – Amós Coêlho da Silva – Salve Regina

M-R de 23 4c – Airto Ceolin Montagner – Stabat Mater

M-R de 23 4d – Eliana da Cunha Lopes – Pange Lingua

M-R de 23 4d – Rosalvo do Valle – Veni, Sancte Spiritus

M-R de 23 5a – “As letras seiscentistas em questão”, sob a presidência da Professora Doutora Ana Lúcia M. de Oliveira (UERJ), que falará sobre “Dos efeitos nascem os afetos: a retórica jesuítica de Gracián”.

M-R de 23 5b – Fernanda Shcolnik – O lugar do barroco na historiografia literária brasileira.

M-R de 23 5c – Aline Pereira Gonçalves – Veneno santo de um cristão obsceno: a sátira de Gregório de Matos

M-R de 23 5d – Fernanda Pereira Milet – Nas entrelinhas seiscentistas: pragmática de leitura e escrita na ‘época Gregório de Matos’

M-R de 23 5e – Kellen Dias de Barros – Eu-não-eu: o sujeito na sermonística de Vieira

 

10h00min às 12h00min:
SEGUNDA SESSÃO DE CONFERÊNCIAS

Presidente da sessão: ProfessorDoutor José Mario Botelho (UERJ, FEUDUC e ABRAFIL)

EVANILDO CAVALCANTE BECHARA – Antenor Nascentes, um intelectual múltiplo

DARCÍLIA MARINDIR PINTO SIMÕES – Projeto de texto e iconicidade uma reflexão sobre a eficácia comunicativa

12h00min às 14h00min:
Almoço

12:30 às 14 horas:
Primeira sessão de minicursos extras

MINICURSO EXTRA 1 –

Da gramática à análise lingüística – caminhos para um ensino produtivo –Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) e Rosana Aparecida da Silva (CEPFJ)

MINICURSO EXTRA 2 –

O jornal na aula de Língua Portuguesa –Renata da Silva de Barcellos (UFF, FAETEC e UNIGRANRIO)

MINICURSO EXTRA 3 –

Elementos de teoria e prática da edição crítica José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)

MINICURSO EXTRA 4 – sem o texto no livro dos minicursos

As fontes do latim vulgar – Bruno Fregni Bassetto (USP) e Maria Cristina da Silva Martins (UFRS)

MINICURSO EXTRA 5 –

Como vai a sintaxe do português nas escolas brasileiras? – Mayra Cristina Guimarães Averbug (ISERJ-FAETEC e UFRJ)

12h00min às 18h00min:

Sessão de lançamentos e autógrafos,
com coquetel e música ao vivo

Primeiro grupo de autores
(das 12h00min às 14h00min):

1. LANÇAMENTO – Sermo Latinus Facilis – Gradus Primus, de Nestor Dockhorn

2. LANÇAMENTO – Sermo Latinus Facilis – Gradus Secundus, de Nestor Dockhorn

3. LANÇAMENTO – A Escrita Autobiográfica de Doutor Remédios Monteiro: Edição de suas memórias, de Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz

4. LANÇAMENTO – Autos de Querella e Denúncia... Edição de Documentos Judiciais do Século XIX no Ceará para Estudos Filológicos, de Expedito Eloísio Xiemnes

5. LANÇAMENTO – Um Debate sobre o Discurso Literário (2ª edição) – Leodegário A. de Azevedo Filho

6. Descrição e Funcionamento da Língua Portuguesa – Leodegário A. de Azevedo Filho

7. Sumarina ou A Conferência (Conto) – Leodegário A. de Azevedo Filho

8. Revista da Academia Brasileira de Filologia, Ano III, N° 3, Nova Fase, de Manoel P. Ribeiro e outros acadêmicos

9. O Falar da EscravidãoMaria Lúcia Mexias-Simon

10. O Nome do HomemMaria Lúcia Mexias-Simon e Aileda de Mattos Oliveira

11. Carlos Drummond de Andrade: a poética do cotidiano – Maria Veronica Aguilera

Segundo grupo de autores
(das 14h00min às 16h00min):

12. LANÇAMENTO – Estratégias de Leitura: texto e ensino, de Leonor Werneck dos Santos e Maria Aparecida Lino Pauliukonis

13. LANÇAMENTO – Estudos Reunidos: Linguagem, Literatura e Estilística – organizado por José Mario Botelho

14. LANÇAMENTO – Considerações sobre a Fala e a Escrita – Fonologia e Nova Chave – Darcilia Simões

15. LANÇAMENTO – Camões – Um Soneto do Corpus Possibile – Leodegário A. de Azevedo Filho

16. LANÇAMENTO – Antônio Houaiss em Três Tempos – Leodegário A. de Azevedo Filho e outros (organizado por José Pereira da Silva)

17. Sonetos de Luís de Camões – Leodegário A. de Azevedo Filho

18. A Narrativa de Ficção em Clarice LispectorLeodegário A. de Azevedo Filho

19. Sem Resposta (poesia) – Mario Botelho

20. Pragmática: as representações do eu e seus efeitos de sentido – Gustavo Adolfo Pinheiro da Silva

21. A Linguagem da Política: inovações lingüísticas no português contemporâneo, de Nícia de Andrade Verdini Clare

Terceiro grupo de autores
(das 16h00min às 18h00min):

22. LANÇAMENTO – Dicionário Latino-Português – Amós Coêlho da Silva e Airto Ceolin Montagner

23. LANÇAMENTO – Introdução à Literatura Latina (História da Literatura Latina), organizada por José Pereira da Silva e Amós Coelho da Silva;

24. LANÇAMENTO – Antologia de Literatura Latina, organizada por José Pereira da Silva e José Mario Botelho;

25. LANÇAMENTO – Letras & Religião, vol. I, organizado por Cleide Emília Faye Pedrosa e Paulo José Benício

26. LANÇAMENTO – Manual de Lingüística Românica (Vol. I – História e Metodologia), de B. E. Vidos (Tradução de José Pereira da Silva)

27. LANÇAMENTO – Revista Brasileira de Lingüística, vol. 13, n° 1, 2005, Ano 31, de Cidmar Teodoro Pais e outros.

28. A Filologia no Brasil – Antologia dos Textos Teóricos Mais Freqüentes na Biblioteca do Filólogo Brasileiro – organizada por José Pereira da Silva

29. A Expressão de Gênero do Substantivo, organizado por José Pereira da Silva

30. Crítica Textual e Edição de Textos, de José Pereira da Silva

31. Ensaios de Fraseologia, de José Pereira da Silva

32. A Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira – José Pereira da Silva e outros

14h00min às 16h00min:
Segunda sessão de comunicações orais

Com. de 23 1a – “Abordagem multicultural, multilingüística e multiconceptual da fraseologia”, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Aparecida Barbosa (USP), que falará sobre “Questões relevantes na descrição fraseológica”.

Com. de 23 1b – Nelly Medeiros de Carvalho – Análise diacrônica de expressões fraseológicas em anúncios de imóveis

Com. de 23 1c – Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick – Expressões idiomáticas no uso denominativo Paradigmas etno-lingüísticos

Com. de 23 1d – Jeni Silva Turazza – A fraseologia em línguas de interface cultural

Com. de 23 1e – Guiomar Fanganiello Calçada – As frases feitas no discurso literário: ressemantizações.

Com. de 23 2 – “Variação e mudança no sistema pronominal”, sob a coordenação da Professora Doutora Célia Regina dos Santos Lopes (UFRJ/CNPq)

Com. de 23 2a – Lucia Rosado Barcia, Ana Carolina Morito Machado e Célia Regina dos Santos Lopes – O tratamento nos séculos XIX e XX: Uma análise da trajetória de Vossa Mercê > Você

Com. de 23 2b – Leonardo Lennertz Marcotulio – As estratégias de cortesia no Rio de Janeiro setecentista: as cartas do Marquês do Lavradio

Com. de 23 2c – Juliana Segadas Vianna e Célia Regina dos Santos Lopes – O uso de nós e a gente na escola: reflexos da fala na escrita?

Com. de 23 2d – Natalia Roseira de Moraes Esteves– Aspectos técnicos dos jornais de Cuiabá do século XIX

Com. de 23 2e – Gerson Rodrigues da Silva – O hermetismo da linguagem jurídica

Com. de 23 3a – “O processo leitor em língua estrangeira em questão”, sob a coordenação da Professora Doutora Cristina de Souza Vergnano Junger, que falará sobre “Programas de disciplinas de língua espanhola e a leitura em graduações no Rio de Janeiro: a prescrição e a construção de caminhos pedagógicos”

Com. de 23 3b – Ângela Marina Chaves Ferreira – O uso do dicionário na sala de aula de língua estrangeira: um exercício possível de leitura?

Com. de 23 3c – Ana Cristina dos Santos – A formação do professor e a compreensão leitora do texto literário

Com. de 23 3d – Rafael dos Santos Lazaro e Cristina de Souza Vergnano Junger – Trajetória do texto no ensino de língua estrangeira: entre a prática docente e as orientações institucionais

Com. de 23 3e – Ana Elizabeth Dreon de Albuquerque – Produção de material didático: O cachimbo faz a boca torta?

Com. de 23 3fNícia Damião Tanaka – Leitura de mangás em sala de aula de graduação de J/LE

Com. de 23 4a – Maria Isaura Rodrigues Pinto – O declínio do pai no jogo da autoria: algumas reflexões sobre Breve História do Espírito, de Sérgio Sant’Anna

Com. de 23 4b – Alexandra Vieira de Almeida – Poesia religiosa e Barroco: entre a erotização mística e a vertente moralista

Com. de 23 4c – Marillia Raeder Auar Oliveira – Budapeste: uma narrativa que se bifurca

Com. de 23 4d – Lenice Trajano da Costa e Verlaneyde Maniçoba de Sa Koch – Negritude e poesia brasileira: um olhar sobre Luiz Gama e Solano Trindade

Com. de 23 4e – Matildes Demétrio dos SantosTutaméia e a experiência de seus narradores.

Com. de 23 5a – Clara Araujo Vaz – Discurso direto e indireto: uma análise sistêmico-funcional

Com. de 23 5b – Liana de Andrade Biar – Entre dois mundos possíveis: uma análise dos movimentos retóricos que compõe os discursos político -eleitorais

Com. de 23 5c – Marcela Langa Lacerda Bragança – Estratégias de (des)construção de face em discurso político

Com. de 23 5d – João Benvindo de Moura – Produção e disputas de sentido no discurso do PT

Com. de 23 5e – Edson Sendin Magalhães – Uma análise de um inédito de Fernando Pessoa

Com. de 23 6a – Ruy Magalhães de Araujo – Estilística aplicada.

Com. de 23 6b – Hilda de Oliveira Olímpio e Lilian Coutinho Yacovenco – Em questão os verbos: do léxico à gramática

Com. de 23 6c – Irenilde Pereira dos Santos – Memória e Geolingüística – o questionário semântico-lexical

Com. de 23 6d – Zinda Maria Carvalho de Vasconcellos – Questionando a dissolução do conceito de itens lexicais

Com. de 23 6e – Márcia Regina Teixeira da Encarnação – A parassinonímia como reflexo das dimensões interacionais e interlocutivas da linguagem

Com. de 23 7a – Geisa Maria Jayme Jordão – Um novo olhar sobre a aquisição da escrita.

Com. de 23 7b – Celi Maria de Souza – Percursos da escrita

Com. de 23 7c – Virgínia Beatriz Baesse Abrahão – Sala de leitura e produção de textos

Com. de 23 7d – Bruno de Andrade Rodrigues – O pejorativo na sufixação: Proposta descritivo-pedagógica para o português L2

Com. de 23 7e – Nícia Damião Tanaka e Cristina de Souza Vergnano Junger – Leitura de mangás em sala de aula de graduação de J/LE

Com. de 23 8a – Roberto Nunes Bittencourt (PUC-Rio) – Os passos em volta na leitura do mito Inês de Castro: o Teorema de Herberto Hélder

Com. de 23 8b – Maria Lucilia Ruy – Figuras, tropos e metaplasmos na obra de Gonçalves Dias

Com. de 23 8c – Maria Theresinha do Prado Valladares – A contra-viagem de Saramago

Com. de 23 8d – Patricia Alves Carvalho – Demônios: o fantástico em Aluísio Azevedo?

Com. de 23 8e – Cláudia Couto – Vieira, o pregador da Palavra

Com. de 23 9a – “A música e o ensino da língua portuguesa”, sob a coordenação da Professora Doutora Darcilia Marindir Pinto Simões, que falará sobre o tema da sessão.

Com. de 23 9b – Manuela Trindade Oiticica – A música e o ensino da língua portuguesa

Com. de 23 9c – Marilza Maia de Souza – A música e o ensino da língua portuguesa

Com. de 23 9d – Natália Correia – A música e o ensino da língua portuguesa

Com. de 23 9e – Thaís de Araújo da Costa – A música e o ensino da língua portuguesa

Com. de 23 10a – Ludmila Antunes de Jesus – As interferências da censura em textos teatrais baianos

Com. de 23 10b – Alessandra Cristina Valério – Auto-ajuda, a cartilha neoliberal?

Com. de 23 10c – Alexandre Xavier Lima – A edição de folhetins oitocentistas cariocas: o caso França Junior

Com. de 23 10d – Deneval Siqueira de Azevedo Filho – O manifesto do Clube do Olho

Com. de 23 10e – Maria Helena Carvalho da Silva – À luz da semântica: a flexibilidade lexical

Com. de 23 11a Maria Aparecida da Silva – Literatura e testemunho histórico: revendo a guerra civil espanhola com George Orwell e Pío Baroja

Com. de 23 11b – Maria Celeste de Castro Machado – A estilística teopoética na obra de Rubem Alves

Com. de 23 11c – Raquel Cristina dos Santos Pereira – O signo lingüístico e a literatura pós-moderna em “Boa Tarde às Coisas Aqui Embaixo”

Com. de 23 11d – Cristina Monteiro de Castro Pereira – Apresentando o Paraíso de Dante

Com. de 23 11e – Marcelo de Mello Rangel – A contemplação e a ação na poética de Gonçalves de Magalhães

Com. de 23 12a – “Estudos sobre a língua falada”, sob a coordenação da Professora Doutora Mônica Tavares Orsini (UFRJ), que falará sobre “As construções de tópico na fala culta”

Com. de 23 12b – Sérgio Leitão Vasco – As construções de tópico na fala popular

Com. de 23 12c – Ângela Marina Bravin dos Santos – O sujeito pronominal de terceira pessoa: um estudo em tempo real

Com. de 23 12d – Sílvia Regina de Oliveira Cavalcante – Sujeito nulo de referência indeterminada na fala carioca

Com. de 23 12e – Filomena de Oliveira Varejão – Variação em estruturas de concordância verbal e em estratégias de relativização no português europeu popular.

Com. de 23 13a – José Pereira da Silva – Notas sobre a história da língua portuguesa em O Idioma Nacional de Antenor Nascentes

Com. de 23 13b – Elaine Souza da Silva – A construção de identidades no discurso de professores, alunos e direção de uma instituição pública de educação básica

Com. de 23 13c – Aline Bezerra da Silva – Razão e discurso: conflitos da modernidade em São Bernardo

Com. de 23 13d – Sélcio de Souza Silva – A liberdade da escrita na/da Internet: características lexicais do dialeto internetês

Com. de 23 13e – Jannaina Vaz Costa – Formas nominais de tratamento: as funções pragmáticas dos diminutivos em roteiros cinematográficos de língua espanhola

 

16h00min às 16h30min
Café

16h30min às 18h30min: Segunda sessão de palestras, presidida pelo Professor Doutor Amós Coêlho da Silva (UERJ e UGF), que falará sobre “Serenissimo Brasiliae Principi Iosepho – A retórica latina de Alexandre Rodrigues Ferreira”

PALESTRA 2 – Cleide Emília Faye Pedrosa – Gênero textual: uma jornada a partir de Bakhtin

PALESTRA 3 – Rafael Lanzetti Ayres Faria – Com quantas notas se faz uma versão musical? – da tradução à criação

18h00min às 19h30min:
Sessão de posse da Academia Brasileira de Filologia:
Membros Efetivos do Quadro Permanente

Professor Doutor José Mario Botelho

Professor Doutor Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Sócios Correspondentes

Os convites para a posse dos sócios correspondentes serão disponibilizados nas pastas do congresso, pois ainda dependemos de confirmações dos interessados.

19h30min: Espetáculo Musical
com o Coral Antenor Nascentes
da Escola Municipal Antenor Nascentes

 

 

 

 

QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2006

08h00min às 10h00min:
Quarta sessão de mesas-redondas

M-R de 24 1 – “O ensino de redação no projeto de extensão CLAC/UFRJ”, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Aparecida Lino Pauliukonis (UFRJ)

M-R de 24 1a – Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Ana Flávia L. M. Gerhardt e Mônica Tavares Orsini – Os cursos de redação em língua portuguesa e de oficina de língua portuguesa no CLAC/UFRJ: realizações e perspectivas

M-R de 24 1b – Alexandre Xavier Lima, Natália do Nascimento e Ana Flávia L. M. Gerhardt – O parágrafo ideal x o parágrafo real: confrontando teoria e prática

M-R de 24 1c – Aline França, Michelli Bastos Ferreira, Rafael Guimarães e Mônica Tavares Orsini – Estratégias de coesão nas redações do CLAC: uma análise variacionista

M-R de 24 1d – Hayla Thami da Silva, Michelli Bastos Ferreira, Maria Aparecida Lino Pauliukonis – Operadores argumentativos no texto: uma proposta produtiva de ensino

M-R de 24 2a – “Estudos em terminologia e terminografia de base lingüístico-textuais”, sob a presidência do Professor Mestre Expedito Eloísio Ximenes (UECE), que falará sobre “Léxico da linguagem forense do período colonial brasileiro referente aos cargos e funções”.

M-R de 24 2b – Antônio Luciano Pontes – Definição terminológica no glossário dos termos da lingüística da enunciação

M-R de 24 2c – Maria do Socorro de Oliveira Brandão – O léxico dos trovadores em torno da cantiga da ama

M-R de 24 2d – Ednusia Pinto de Carvalho – A transferência do conhecimento especializado em contexto didático: análise em corpora de língua alemã

M-R de 24 2e – Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo – Dicionário tradicional vs dicionário do futuro: análise descritiva do dicionário para aprendizes Macmillan Essential Dictionary – for lerners of english e sua versão em cd-rom

M-R de 24 3a – “Cultura Greco-latina”, sob a presidência do Professor Doutor Amós Coelho da Silva, que falará sobre “Narrationes itineris”

M-R de 24 3b – Dulcileide Virginio do Nascimento – Magia e sátira: uma leitura de As nuvens de Aristófanes

M-R de 24 3c – Leni Ribeiro Leite – Metáforas e humor – Marcial e a sátira

M-R de 24 3d – Elisa Costa Brandão de Carvalho – O espírito satírico na Grécia Antiga

M-R de 24 4a – "Literatura, língua, cultura e tradução italianas", sob a presidência da Professora Doutora Delia Cambeiro (UERJ e UniverCidade), que falará sobre “Uma visão comparada da lírica italiana e galega medievais”.

M-R de 24 4b – Alcebíades Martins Arêas – Reflexões sobre o problema da língua italiana em textos literários antigos

M-R de 24 4c – Maria Aparecida Cardoso Santos – Formas nominais do verbo em italiano e português: semelhanças e diferenças

M-R de 24 4d – Lívio Panizza – O cinema italiano na ótica de Pasolini

M-R de 24 4e – Veridiana Skocic – Imaginário popular e bruxaria: crônica do julgamento de Riccola di Puccio (1347)

M-R de 24 4fMaria Franca ZuccarelloLa Ciociara de Alberto Moravia ou A Ciociara de José Antonio Machado?

M-R de 24 5a – “Texto e textualidade em diferentes meios de produção escrita”, sob a presidência da Professora Mestra Carmen Pimentel (UERJ), que falará sobre “Aspectos da textualidade na escrita adolescente em blogs”

M-R de 24 5b – Denise Ferreira Corrêa – Intertextualidade, interdiscursividade e heterogeneidade em texto publicitário

M-R de 24 5c – Patrícia Ribeiro Corado – Textualidade e ideologia em revista

M-R de 24 5d – Flávio de Aguiar Barbosa – A intertextualidade nos sambas da polêmica entre Wilson Batista e Noel Rosa

M-R de 24 5e – Kátia Regina Rebello da Costa – A heterogeneidade discursiva em textos midiáticos

10h00min às 12h00min:
Terceira sessão de conferências

Presidente da sessão – Professor Doutor José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)

LUÍZ ANTÔNIO LINDO – Contribuição para uma estilística das primeiras crônicas americanas fundada no léxico indigenista

CELINA MÁRCIA DE SOUZA ABBADE – O lexicógrafo Antenor Nascentes

12h00min às 14h00min:
Almoço

 

12h00min às 14h00min:
Segunda sessão de PÔSTERES

PÔSTER 01 – Elizangela Nivardo Dias – A produção do livro impresso e os reclames/

PÔSTER 02 – Carmen Elena das Chagas – A competência lingüística: a oralidade em ação

PÔSTER 03 – Patrícia Valéria Gomes, Carla Minuzzi Gulpilhares Augusto, Luana Santos Lima e Maria da Conceição Paiva – Aspectos semânticos da variação posicional dos advérbios temporais

PÔSTER 04 – Nívea Guimarães Doria e Cristina Vergnano Junger – A formação superior do profissional de tradução no Rio de Janeiro: a questão da leitura

PÔSTER 05 – Fábio Rogério Rodrigues Gomes – Cartografia semântico-lexical na perspectiva da educação lingüística na Amazônia: um estudo do simbolismo cultural da fala na/da Microrregião Marabá/PA

PÔSTER 06 – Eliana Maria Borges e Sérgio Arruda de Moura – Discursos de identidades em tiras de humor

PÔSTER 07 – Sílvia Bragatto Guimarães – Estratégias de argumentação em cartuns educacionais

PÔSTER 08 – Natália Cruz Frickmann – Lembranças de um intelectual: imagens do feminino na obra de Lima Barreto

PÔSTER 09 – Arlete Inês Ribeiro Rubini – A pesquisa documental como estratégia de ensino no Curso de Letras: análise de redações escolares

PÔSTER 10 – Paulo Osório e Ana Sofia Barbedo – Do português língua materna ao português língua não materna: o domínio do oral

PÔSTER 11 – Ana Madeira, Maria Francisca Xavier, Maria de Lourdes Crispim, Isabel Tomás e Paulo Osório – Morfologia e sintaxe na aquisição de português língua segunda.

PÔSTER 12 – Juliana de Carvalho Loureiro, Nathália de Figueiredo Restum e Victoria Wilson – Relações de letramento, autoria e afeto em contexto acadêmico

PÔSTER 13 – Ilduara Silveira dos Santos e Carmem Lucia Pereira Praxedes – Uma introdução à análise contrastiva dos pronomes italianos e portugueses

PÔSTER 14 – Arlete Inês Ribeiro Rubini – A pesquisa documental como estratégia de ensino no Curso de Letras: análise de redações escolares

14h00min às 16h00min:
Terceira sessão de comunicações orais

Com. de 24 1a – Karen Muniz Feriguetti – Em busca da face perdida

Com. de 24 1b – Márcia Cristina Pontes Vieira – A emergência da 3ª pessoa do plural na aquisição do PB

Com. de 24 1c – Carmelita Minelio da Silva Amorim – A emergência das construções encaixadas

Com. de 24 1d – Talita de Assis Barreto – O formador de professores e sua atividade de trabalho

Com. de 24 1e – Luciana Guedes – Ensino do português a deficientes auditivos: estímulos e desafios

Com. de 24 2a – Danielle Kely Gomes – A ordem dos circunstanciais temporais e locativos em cartas dos séculos XVIII e XIX

Com. de 24 2b – Marcia da Silva Mariano Lessa – A ordem não marcada de circunstanciais de tempo: Uma comparação entre português e inglês

Com. de 24 2c – Angela Marina Bravin dos Santos – O sujeito anafórico de 3ª pessoa na fala culta carioca: um estudo em tempo real

Com. de 24 2d – Anderson Godinho Silva – Transitividade e os planos discursivos figura e fundo nas orações subordinadas adverbiais modais

Com. de 24 2e – Arlene de Araujo Saib – Referenciação e nominalização: a criação de objetos-de-discursos

Com. de 24 3a – sob a coordenação da Professora Doutora Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick (USP), que falará sobre “Atlas Toponímico do Brasil (Projeto ATB): Eixos de análises municipais”

Com. de 24 3b – Adriana Cristina Cristianini – Atlas lingüístico do grande ABC paulista: um projeto em execução

Com. de 24 3c – Fernando Vieira Peixoto Filho – Um padrão ideal de fala: vicissitudes

Com. de 24 3d – Patrícia de Jesus Carvalhinhos – Os topônimos como instrumento de resgate de memória: vida material e cultural em Aveiro – Portugal

Com. de 24 3e –Ricardo Tupiniquim Ramos – Toponímia e poder: a Igreja e a política na formação da toponímia dos municípios da Bahia

Com. de 24 4a – Paulo José Tente da Rocha Santos Osório Lingüística aplicada e ensino de línguas estrangeiras

Com. de 24 4b – Gabriela Barreto de Oliveira – Estudo das variedades lingüísticas no ensino da língua materna no Brasil

Com. de 24 4c – Adriana Silva de Souza e Elisa da Silva de Almeida – Atividade lúdica: uma ferramenta a mais no processo de aquisição de uma língua estrangeira.

Com. de 24 4d – Antônio Elias Lima Freitas – Estrangeirismos de língua inglesa (o caso dos antropônimos)

Com. de 24 4e – Fernanda Costa Demier Rodrigues – A trajetória advérbio > conjunção sob a perspectiva funcionalista

Com. de 24 5a – Maria Aparecida da Silva – Literatura e filosofia: Benedetto Croce, Maria Zambrano e Carlos Fuentes em diálogo

Com. de 24 5b – Gisele Batista da Silva – Vontade rebelada em Rubem Fonseca: uma leitura nietzschiana

Com. de 24 5c – Patricia Alves Carvalho – Mattos, Malta ou Matta?: o policial em Aluísio Azevedo?

Com. de 24 5d – Lívia Lúcia Veloso de Oliveira, César Bandeira Silveira Barbosa e Ceila Maria Teixeira Batista Rodrigues Martins – Literatura e vida cultural na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do séc. XIX: formação, fundação e atuação da ABL

Com. de 24 5e – Alex Swander Martins da Silva – Uma anatomia do caráter em torno da verdade sobre a educação neste país

Com. de 24 6a – “Incidência e tratamento do termo de especialidade”, sob a coordenação da Professora Doutora Fátima Helena Azevedo de Oliveira (UNESA), que falará sobre “Análise semiótica de termos especializados”

Com. de 24 6b – Adriano Batista Castorino – O português brasileiro: contribuições da cultura regional para as aulas de filologia românica no curso de letras da Universidade Federal de Tocantins

Com. de 24 6c – Edna Maria Vasconcelos Martins Araújo – Estrutura do verbete “move” no Collins Cobuild – English Language Dictionary e no Collins Cobuild – Dictionary of Phrasal Verbs

Com. de 24 6d – Sandra Regina Franciscatto Bertoldo – Distrito Nossa Senhora da Guia/MT: estudo semântico-lexical na fala dos idosos

Com. de 24 6e – Elda Firmo Braga – Reflexões sobre alguns problemas sociais presentes em romances regionalistas venezuelanos

Com. de 24 7a – Edison Lourenço Molinari – O segundo livro dos Fastos de Ovídio.

Com. de 24 7b – Mariza Mencalha de Souza – A descrição realista no “dilúvio” das Metamorfoses de Ovídio

Com. de 24 7c – Luís Carlos Lima Carpinetti – Religião e política na articulação retórica do De haruspicum responsis, de Cícero

Com. de 24 7d – Fernando Rodrigues Junior – Polifemo e Galatéia: os limites entre os gêneros épico e bucólico

Com. de 24 7e –

Com. de 24 8a – João Bittencourt de Oliveira – Vestígios de línguas pré-célticas nas ilhas britânicas

Com. de 24 8b – Rilza de Moura Barbosa – O simbolismo céltico das árvores e animais no alfabeto Ogam

Com. de 24 8c – Lírian Daniela Martini – Algumas reflexões sobre a alternância [k]~[kw] no português do Brasil

Com. de 24 8d – Nestor Dockhorn – Tradução do Evangelho de São Lucas em variante popular

Com. de 24 8e – Aderaldo Luciano dos Santos – Gonzalo Armán, um poeta em três línguas

Com. de 24 9a – Fátima Cristina Dias Rocha – A crônica de Clarice Lispector: uma espécie de autobiografia

Com. de 24 9b – Wagner Alexandre dos Santos Costa – A construção do ethos – um recurso persuasivo

Com. de 24 9c – Elisa Mabel Vieira da Silva – O discurso da inclusão

Com. de 24 9d – Felipe Barbosa Dezerto – Construção identitária do discurso homossexual

Com. de 24 9e – Carlinda Fragale Pate Nuñez – Aporias da verdade e da mentira: estudo de caso na literatura

Com. de 24 10a – Doris de Almeida Soares – A interação na aula de redação: estratégias discursivas para preservação de face na revisão colaborativa de textos escritos

Com. de 24 10b – Ana Cristina Malfacini – Introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento e conclusão: passei no vestibular?

Com. de 24 10c – Josete Rocha dos Santos – A correlação entre os verbos modais e o uso das formas de futuro do presente

Com. de 24 10d – Fabiana dos Anjos Pinto – História da complementação verbal no português do Brasil

Com. de 24 10e – Ivone da Silva Rebello e Eliana da Cunha Lopes – A interdependência entre poesia, mito e ecologia: a obra poética como denúncia das práticas antiecológicas

Com. de 24 11a – Maria de Lourdes Martini – Contribuições de Antenor Nascentes como tradutor

Com. de 24 11b – Miriam da Matta Machado – A importância de Antenor Nascentes para os estudos fonéticos no Brasil

Com. de 24 11c – Edson Sendin Magalhães – O precedente lexicológico de Antenor Nascentes, com base na obra Tesouro da Fraseologia Brasileira

Com. de 24 11d – Expedito Eloísio Ximenes – Notícias de um professor em documento do século XIX

Com. de 24 11e –

Com. de 24 12a – Daniele de Araújo dos Santos – Loucuras científicas no período da Regeneração

Com. de 24 12b – Leila Maria Tesch – O papel da freqüência no processo de gramaticalização de ir com a noção de irrealis

Com. de 24 12c – Renata de Oliveira Razuk – Transferências em regência verbal no português como L2 e L3

Com. de 24 12d – Luana Maria Siqueira Machado e Dinah Callou – O alteamento da vogais médias pretônicas: diferenciação regional

Com. de 24 12e –

Com. de 24 13a – Marcos Rogério Ribeiro Ponciano – A copa do mundo em charges e crônicas: intertextualidade e interdiscursividade

Com. de 24 13b – Maria Aparecida Cardoso Santos – A intertextualidade na construção de sentido de textos acadêmicos

Com. de 24 13c – Maria de Fátima Fernandes Bispo – A intertextualidade em textos jornalísticos sobre a Copa do Mundo

Com. de 24 13d – Aureni da Silva Magalhães – Análise e aplicação de mecanismos de textualidade

Com. de 24 13e – Fátima Marinho Fabrício Monteiro – A intertextualidade em Maria Maria

16h00min às 16h30min
Café

16h30min às 18h30min: Terceira sessão de palestras, sob a Presidência da Senhora Therezinha Nascentes Alves, filha de Antenor Nascentes.

Palestra 1 –Ubirajara Nascentes Alves – Vovô Antenor

PALESTRA 2 – Márcia Romualdo da Silva – Antenor Nascentes: A leitura da ética e da cidadania (ilustrada com vídeos do projeto da Escola Municipal Antenor Nascentes)

 

 

 

 

SEXTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2006

08h00min às 10h00min:
Quinta sessão de mesas-redondas

M-R de 25 1a – “Ensino e práticas de ensino em línguas estrangeiras”, sob a presidência da Professora Doutora Carmem Lúcia Pereira Praxedes, que falará sobre “Quadro comum europeu para o ensino aprendizagem e avaliação de línguas”.

M-R de 25 1b – Cláudio Rezende Lucarevschi – O desenvolvimento da pronúncia em língua inglesa através do uso de símbolos fonético.

M-R de 25 1c – Maria Franca Zuccarello – Personagens e tradições do passado

M-R de 25 1d – Tânia Shepherd – O que é Lingüística de Corpus e como ela pode ajudar na sala de aula

M-R de 25 1e – Carlos da Silva Sobral – A perspectiva da tradução e o filtro da “weltanschaung”

M-R de 25 2a – “O mito de São Tomé na literatura de viagens dos séculos XVI e XVII”, sob a presidência do Professor Doutor Eduardo de Almeida Navarro, que falará sobre o tema da mesa.

M-R de 25 2b – Maria Beatriz Ribeiro – O De Gestis Mendi de Saa, de José de Anchieta

M-R de 25 2c – Eduardo Votta – A fauna e a flora fantásticas da literatura dos viajantes portugueses

M-R de 25 2d – Carlos Alberto dos Santos – O olhar cristão-novo de Ambrósio Fernandes Brandão em Diálogos das Grandezas do Brasil

M-R de 25 3 – Mesa-redonda “Análise de discurso: multiplicidade de espaços discursivos” sob a presidência da Professora Doutora Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ)

M-R de 25 3a – Raabe Costa Alves – Relatos de professores de espanhol: uma perspectiva lingüístico-discursiva

M-R de 25 3b – Débora Maciel Cabral e Geraldo Pontes Júnior – A alteridade na intertextualidade e na subversão discursiva ao cânone bíblico no romance Texaco, de Patrick Chamoiseau

M-R de 25 3c – Fabio Sampaio de Almeida, Maria Cristina Giorgi e Del Carmen Daher – Imagens discursivas de professor em provas da SME/RJ

M-R de 25 3d – Evanete Barboza de Lima – o discurso da alteridade através da técnica do discurso indireto livre em Vidas Secas.

M-R de 25 3e – Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua e Del Carmen Daher – Relatos de professores de espanhol LE: reconstrução de uma trajetória de ensino

M-R de 25 4a – "Adélia, Clarice, Heloísa e Lygia: a língua e a arte literária", sob a presidência da Professora Doutora Tânia Maria Nunes de Lima Câmara (UNISUAM), que falará sobre "Lygia Bojunga e os recursos lingüísticos: oralidade e escrita".

M-R de 25 4b – Anderson da Silva Ribeiro – Em torno de Clarice Lispector: a metáfora como recurso lingüístico-expressivo em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

M-R de 25 4c – Robson Barbosa Cavalcânti – Palavras adelianas: arte sob a forma de metáforas

M-R de 25 4d – Fernanda Farias de Freitas – A estilística cotidiana de Heloísa Seixas

M-R de 25 5a – “Gramática e literatura na Primeira República”, sob a presidência da Professora Doutora Leonor Lopes Fávero (USP e ABRAFIL), que falará sobre o tema da mesa.

M-R de 25 5b – Márcia Antonia Guedes Molina – Gramática e literatura nos primeiros anos da República:

M-R de 25 5c – Shirley Cabarite da Silva – A metalinguagem nas obras de Monteiro Lobato

M-R de 25 5d – Lúcia Maria de Assis – Lima Barreto e a literatura militante na Primeira República

10h00min às 12h00min:
Quarta sessão de conferências

Presidente da sessão – Professor Doutor Bruno Fregni Bassetto (USP e ABRAFIL)

LEONOR LOPES FÁVERO – Antenor Nascentes e a periodização dos estudos gramaticais no Brasil

JOÃO BORTOLANZA – Antenor Nascentes: testemunhos e considerações etimológicas

12h00min às 14h00min:
Almoço

12:30 às 14 horas:
Segunda sessão de minicursos extras

MINICURSO EXTRA 1 –

Da gramática à análise lingüística – caminhos para um ensino produtivo por Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) e Rosana Aparecida da Silva (CEPFJ)

MINICURSO EXTRA 2 –

O jornal na aula de Língua Portuguesa por Renata da Silva de Barcellos (UFF, FAETEC e UNIGRANRIO)

MINICURSO EXTRA 3 –

Elementos de teoria e prática da edição crítica José Pereira da Silva (UERJ e ABRAFIL)

MINICURSO EXTRA 4 – sem o texto no livro dos minicursos

As fontes do latim vulgar – Bruno Fregni Bassetto (USP) e Maria Cristina da Silva Martins (UFRS)

MINICURSO EXTRA 5 –

Como vai a sintaxe do português nas escolas brasileiras? – Mayra Cristina Guimarães Averbug (ISERJ-FAETEC e UFRJ)

14h00min às 16h00min:
Quarta sessão de comunicações orais

Com. de 25 1a – Emanuely Carneiro Antunes – O discurso feminista em Simone de Beauvoir e Valerie Solanas

Com. de 25 1b – Tatiany Pertel – A relevância da Pragmática em processos de tradução

Com. de 25 1c – Elaine Cristina Medeiros Frossard – Desvendando questões através da Pragmática

Com. de 25 1d – Ilioni Augusta da Costa – Tudo o que você disser pode ser usado contra você; ou ... quem cala consente

Com. de 25 1e – Luciana Moraes Barcelos Marques – A (des)construção argumentativa em um discurso de Lula.

Com. de 25 2a – Edina Regina Pugas Panichi – Construção textual: a estética do movimento criador

Com. de 25 2b – Natália Cruz Frickmann – Lembranças de um intelectual: imagens do feminino na obra de Lima Barreto

Com. de 25 2c – Paulo José Tente da Rocha Santos Osório Competências e estratégias de compreensão leitora na aquisição de línguas estrangeiras

Com. de 25 2d – Daniela Yuri Uchino Santos – Estética, imaginário e exílio em Corda Bamba de Lygia Bojunga Nunes

Com. de 25 2e – Juliana dos Santos Barbosa – Neologismos na obra Kizombas, Andanças e Festanças de Martinho da Vila

Com. de 25 3a –. Adriana Cristina Cristianini – Reflexões sobre o método de pesquisa geolingüístico na análise semântico-lexical em atlas lingüísticos

Com. de 25 3b – Karen Muniz Feriguetti – A face do candidato Lula

Com. de 25 3c – Breno Battistin Sebastiani – Políbio como modelo epistemológico de Marcos Reniéris

Com. de 25 3d – Vander Viana, Fabiana Fausto e Sonia ZyngierDom Casmurro x O Código da Vinci: uma análise lingüística baseada em corpora

Com. de 25 3e – Lírian Daniela Martini – A manifestação dos neologismos em diferentes linguagens

Com. de 25 4a – “Estudos sobre a língua escrita: português europeu e português brasileiro”, sob a coordenação do Professor Doutor Gilson Costa Freire (UFRJ), que falará sobre “Clíticos acusativo e dativo em português e o contínuo oralidade-letramento”

Com. de 25 4b – Carolina Ribeiro Serra – A propósito da norma escrita padrão: o uso do infinitivo no PB e no PE

Com. de 25 4c – Elenice Santos de Assis Costa de Souza – Estratégias de relativização na escrita padrão do português brasileiro e europeu

Com. de 25 4d – Jorge de Azevedo Moreira – Entre a norma padrão e a norma culta escrita: uma análise dos usos lingüísticos em Luís Fernando Veríssimo

Com. de 25 4e – Márcia Cristina de Brito Rumeu – A indeterminação do argumento externo do verbo em jornais portugueses e brasileiros

Com. de 25 5a – Maria Antonia da Costa Lobo e Célia Maria Paula de Barros – Filologia e Crítica Literária

Com. de 25 5b – Maria Lucia Mexias-Simon e Maria Livia Mexias Siebiger – O Ensino de Língua Portuguesa – Mudanças de Abordagem

Com. de 25 5c – Maria do Rosario Roxo – Perspectiva cognitivista das construções condicionais

Com. de 25 5d – Marcia dos Santos Machado Vieira – Fazer tempo

Com. de 25 5e – Jaqueline Justo Garcia e Miriam Bastos Barbosa – Norma lingüística – preconceito ou mal necessário?

Com. de 25 6a – Márcia Sipavicius Seide – Didatização de Mafalda em Português: Linguagens

Com. de 25 6b – Kelly Christine Lisboa Diniz – Frases complexas: Análise e descrição da estrutura do português– LIBRAS para implementação em tradutor automático

Com. de 25 6c – Jackeline Rodrigues Longchamps, Silvana Ayko Asakura Simões Maggesi Pereira e Nataniel dos Santos Gomes – Influências da tecnologia digital sobre a língua e o texto

Com. de 25 6d – Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco – O contexto bilíngüe português segunda língua /libras em classes inclusivas

Com. de 25 6e – Rosa Attié Figueira – Algumas considerações em torno das reformulações no processo de aquisição da língua materna

Com. de 25 7a – Luciana Fernandes Madeira – Embates no século XIX a partir da leitura de Friedrich Nietzsche: Filologia, História e Ciência.

Com. de 25 7b – André Luiz Alves Caldas Amóra – A abóbada: o olhar idealizado e passional sobre o tema histórico

Com. de 25 7c – Leonardo Vieira de Almeida – A cartografia mítica de Yoknapathawpa

Com. de 25 7d – Carlos Alvarez Maia – A materialidade da linguagem na história e na ciência

Com. de 25 7e – Miguél Eugenio Almeida – Aplicação da historiografia lingüística nas obras didáticas de Clemente Pinto

Com. de 25 8a – Diogo Pinheiro – Comunicar é apontar: as metáforas sobre a linguagem e o paradigma sociocognitivista

Com. de 25 8b – Sérgio Nascimento de Carvalho – Metáfora conceptual: uma análise crítica.

Com. de 25 8c – Alzira da Penha Costa Davel e Aline Moraes Oliveira – O jogo metafórico de expressões idiomáticas no funcionamento da linguagem

Com. de 25 8d – Luís Carlos Lima Carpinetti – O léxico referente à religião no De haruspicum responsis, de Cícero

Com. de 25 8e – Luci Mary Melo Leon – O ensino da linguagem figurada em algumas poesias de Manuel Bandeira

Com. de 25 9a – Ludimilla Rupf Benincá – A construção do humor nas charges animadas

Com. de 25 9b – Maria da Penha Pereira Lins – A relação oral/escrito e a progressão temática em seqüência de tiras de quadrinhos

Com. de 25 9c – Joseane Serra Lazarini Pereira – Poder e polidez nos quadrinhos: uma análise pragmática da personagem Jandira.

Com. de 25 9d – Monica Lopes Smiderle de Oliveira – Polidez nos quadrinhos: uma análise das tiras de Mafalda

Com. de 25 9e – Kátia Regina Franco – O princípio da cooperação na construção do humor em charges

Com. de 25 10a – Márcia Antonia Guedes Molina – O estudo do nome em Eduardo Carlos Pereira

Com. de 25 10b – Alessandra Helena Ferreira – A ambigüidade presente em supostas estruturas de passiva

Com. de 25 10c – Lúcia Helena Peyroton da Rocha – Substantivos concretizados terminados em -ança e -agem: descrição e formalização para processamento automático

Com. de 25 10d – Maria Regina Pante – O emprego dos itens adverbiais “aqui” e “ali” no português arcaico

Com. de 25 10e – Priscilla Mouta Marques – Ordenação sujeito-verbo no português arcaico

Com. de 25 11a – Álvaro Alfredo Bragança Júnior – Por uma breve história da Filologia Germânica

Com. de 25 11b – Maria Cristina Antonio Jerônimo – A Filologia, entendida como Crítica Textual, e as acepções que norteiam o conceito de autoria

Com. de 25 11c – Ivo da Costa do Rosário – Análise funcional do item “até” nos séculos XIX e XX

Com. de 25 11d – Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira – A história do particípio presente

Com. de 25 11e – Elzi Helene Monjardim Amigo e Isabel Rangel – Till Eulenspiegel e o Sacro Império Romano-Germânico: religião, sociedade e honra na Idade Média Tardia

Com. de 25 12a – “O gênero jornalístico em foco: a crônica, o editorial e a carta aos leitores”, sob a coordenação da Professora Mestra Silvana Siqueira Eduardo (UFF), que falará sobre “O duelo dos poderosos: um estudo da metáfora conceitual no discurso jornalístico”

Com. de 25 12b – Fernanda Farias de Freitas – Crônica: a literatura do jornal

Com. de 25 12c – Christiana Lourenço Leal – Os modalizadores em -mente no texto jornalístico de opinião

Com. de 25 12d – Manuela Mac Cord – As várias formas de inserção do discurso outro e seus efeitos de sentido

Com. de 25 12e – Bruna Rafaele Souza da Silva – O discurso de cariocas sobre a família

Com. de 25 13a – “Continuidade, variabilidade e mudança no português medieval”, sob a coordenação do Professor Doutor Sebastião Josué Votre (UFF), que falará sobre o tema da sessão.

Com. de 25 13b – Francisca Marcela de Sousa Sariva – Continuidade, variabilidade e mudança no português medieval no livro ‘Vita Christi’.

Com. de 25 13c – Helen Vieira de Oliveira – Continuidade, variabilidade e mudança no Boosco Deleitoso

Com. de 25 13d – Gabriela Porfírio - Continuidade, variabilidade e mudança em O Livro dos conselhos de el-rei D. Duarte

Com. de 25 13e – Ivete Irene dos Santos – Chapeuzinho vermelho revisitado pela Turma da Mônica

 

16h00min às 17h30min:
Coquetel de Encerramento

17h30min às 19h00min:
Reunião Extraordinária do CiFEFiL
para a primeira avaliação do X CNLF
e eleição de Nova Diretoria, para o biênio 2006/2008

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos