A abóbada
o olhar idealizado e passional
sobre o tema histórico

André Luiz Alves Caldas Amóra (PUC-Rio)

 

Influenciada pela Revolução Francesa, a  primeira metade do século XIX foi marcada por lutas sociais, e por um desejo de transformação, resultando numa forma de retratar o mundo a partir de uma perspectiva idealizada e subjetiva. Tendo como principais temas o amor impossível, o nacionalismo, o resgate do passado, o subjetivismo, o egocentrismo, o exagero sentimental ou melodramático, o ufanismo, a solidão, o mistério e a morte, dentre outros, os autores românticos representavam a realidade a partir do sonho e da utopia.

Com um projeto que pregava o regresso às raízes nacionais, e com uma obra que abarcava o conjunto da Idade Média portuguesa, Alexandre Herculano resgata a herança medieval e inicia a novelística portuguesa moderna.

O presente estudo tem como objetivo analisar a ficção romântica em sua vertente historicista, ou seja, o olhar lançado pelo Romantismo em relação aos temas históricos. Deter-nos-emos em A Abóbada, mostrando a representação romântica não somente da construção em si, mas de fatos históricos que são retomados nas recordações dos personagens, como a Batalha de Aljubarrota, por meio de uma abordagem que privilegia a análise do discurso e as imagens conotativas do texto em questão.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos