A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
E A COMPREENSÃO LEITORA DO TEXTO LITERÁRIO

Ana Cristina dos Santos (UERJ e UVA)

 

Este trabalho tem como objetivos assinalar a escassa presença de atividades de compreensão leitora envolvendo o discurso literário no processo de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira, buscando analisar as suas causas e conseqüências.  Desejamos, também, provocar nos professores de E/LE a reflexão de que as atividades propostas com o texto literário devem abranger as especificidades contratuais deste gênero, pois o trabalho com o discurso literário em sala de aula transcende as propostas gramaticais, lexicais e culturais tão comumente encontradas nos manuais didáticos de LE e são capazes de desenvolver, também, a competência discursiva e literária do aprendiz. Para tanto, nossa pesquisa se apóia em questionários realizados com professores da rede municipal de ensino de espanhol como língua estrangeira e nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa (especificamente Bakhtin, 2002, Maingueneau, 1996/1998/2001) e do ensino de literatura (Oliveira, 2003 e Moreiro, 1996).

 

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