A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DOS BATE-PAPOS DA INTERNET NOS TEXTOS ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVOS ESCOLARES

Kelly Christine Lisboa Diniz (UFES)

 

O trabalho tem por perspectiva estabelecer um paralelo entre os textos dissertativo-argumentativo e os textos informais das salas de bate-papos, principalmente de programas como o Messenger. Espera-se que um texto dissertativo-argumentativo atenda a certas exigências de formalidade gramatical, uma vez que requer uma linguagem mais polida e monitorada a fim de melhor convencer e persuadir o seu receptor. A intenção, pois, foi a de averiguar se realmente a linguagem mais informal; ou aquela totalmente independente de um sistema convencional de uso da escrita, valendo-se até mesmo de abreviaturas pouco ou algumas vezes até desconhecidas, interfere de alguma maneira na produção textual de textos mais formais e até que ponto esta tendência merece ser punida ou mesmo reprimida, como fazem alguns profissionais de língua portuguesa; ou até que ponto podemos considerá-la como útil no ensino dos muitos supores textuais, a fim de acrescentá-la como constante objeto de estudo e não como anomalia da língua. As mudanças históricas são fato e não podemos dissociá-las das mudanças que se efetuam, igualmente, nos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2000, p.285). Assim, não nos cabe simplesmente ignorar os textos que estão sendo produzidos em massa considerando que o uso da língua deve vir antes de suas regras (MARCUSCHI, 2001, p.9).

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos