A MÚSICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Darcilia Simões (UERJ)
Natália Correia (UERJ)
Thaís de Araújo da Costa (UERJ)
Manuela Trindade Oiticica (UERJ)
Marilza Maia de Souza (UERJ)

 

Você gostaria de aprender português por meio de aulas mais dinâmicas? Você acredita que o conteúdo da gramática normativa é tão complexo e insípido que não é possível produzir aulas de português interessantes?

Pois você está totalmente equivocado. A dinamização das aulas de língua é um fato contemporâneo real. Já estão em curso novos caminhos para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa por meio da exploração de letras-de-música, tomadas como gênero textual. Assim como se estudam os textos literários e as redações de vestibular, por exemplo, como corpus de análise da estruturação lingüística do português, é de alta produtividade a prática do mesmo tipo de análise num corpus que ao mesmo tempo oferece riqueza expressional e prazer interativo.

A exploração do conteúdo gramatical, estilístico e enciclopédico inscrito nas letras-de-música, abre as portas para o estudo da variação lingüística e cultural que servem de cenário para as letras-de-música.

Para que veja como é interessante e proficiente uma aula de português com letras-de-música, faremos aqui uma demonstração prática com a análise de duas letras-de-música brasileira.

 

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