A ordem dos circunstanciais temporais
e locativos em cartas dos séculos XVIII e XIX

Danielle Kely Gomes (UFRJ)

 

Este trabalho tem por objetivo verificar as tendências de ordenação dos circunstanciais temporais e locativos, representados por advérbios prototípicos, sintagmas preposicionais e sintagmas nominais, em corpora representativos e significativos do final do século XVIII e início do século XIX. Para tanto, foram analisados três amostras do gênero carta: as Cartas de Comércio (Barbosa, 1999), relativas aos últimos anos do século XVIII; os Documentos de Circulação Privada do Rio de Janeiro (Rumeu, 2004), um conjunto de cartas particulares escritas no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX e os Manuscritos Paulistas do século XIX (Simões, 2005), um conjunto de missivas escritas por redatores paulistas nos primeiros anos do século XIX.

Dentro de um quadro teórico funcional-variacionista, são postulados uma série de grupos de fatores estruturais e discursivos que possam condicionar a escolha de uma ou outra forma de ordenação. Os dados foram analisados a partir do programa de análises estatísticas GOLDVARB2001, que permite verificar a freqüência de cada variante, os pesos relativos associados a cada fator e os fatores relevantes para a compreensão do fenômeno em questão. Os resultados oferecem um panorama da variedade da língua portuguesa utilizada no Brasil nos últimos momentos da fase colonial.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos