A PONTUAÇÃO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS
USO, ESTRATÉGIA OU ABUSO?

Elizangela de Oliveira (UFES)

 

A pontuação parece não ter sido, até os dias atuais, preocupação de muitos estudiosos da língua. O que a literatura em circulação oferece sobre o assunto, em geral de caráter prescritivo ou descritivo, é insuficiente e configura-se, na verdade como um grande obstáculo à apropriação da norma culta escrita. Partindo para uma análise da pontuação nos diversos gêneros que circulam socialmente, tem-nos instigado sobremaneira a forma como os publicitários têm utilizado a pontuação. Em muitas peças publicitárias, a pontuação utilizada vai de encontro ao que é proposto pelas gramáticas, e isso está mudando a estética desse gênero textual. O objetivo deste trabalho é justamente discutir a influência da pontuação na construção de um texto publicitário. Interessa-nos saber também quais são os efeitos de sentido instaurados a partir da “transgressão” das leis gramaticais. Sendo assim analisamos a pontuação – em especial o ponto final e os dois pontos - que foge às regras gramaticais e qual a finalidade desta suposta estratégia publicitária.  O corpus analisado neste trabalho se constituiu de peças publicitárias expostas em outdoors e em jornais de grande circulação na Grande Vitória – ES. Um resultado ainda que parcial aponta para o fato de a produção publicitária ser direcionada a um público de massa e para envolver o consumidor não se detém aos aspectos impostos por gramáticas, mas utiliza-se de todos os recursos disponíveis para conseguir a adesão do leitor/observador/consumidor.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos