A produção de texto em contextos escolares e virtuais

Luciene Pinheiro de Souza (UENF)

 

Segundo Koch (2005), a comunicação entre usuários da língua não se estabelece através de frases isoladas, o homem se comunica por meio de textos e existem diversos fenômenos lingüísticos que só podem ser explicados no interior do texto. A escrita surgiu como uma das formas mais eficazes de se comunicar. Alguns autores defendem que quanto mais se lê, melhor será a escrita, o contato com textos de qualidade interferem na produção dos mesmos. Se isso realmente acontece, fundamenta-se a preocupação com relação ao tempo de produção de textos em chats e fotologs. Ao escrever textos que requerem outra atitude de produção, o produtor se vê prejudicado com relação à falta de habilidade de mobilizar os mecanismos de textualidade com a finalidade de produzir um texto de qualidade. Em busca de fundamentar tal problema, levantou-se alguns pressupostos de base lingüística e psicológica, buscando contribuição nas teorias de Bakhtin, Marcuschi, Bagno,  Beaugrande e Dressler, Bandura, dentre outros,. A pesquisa é quanti-qualitativa, tendo como sujeitos alunos de 7ª e 8ª séries com produções de textos destinados a dois tipos diferentes de interlocutores. Uma abordagem sobre a face múltipla da língua materna, a escrita, a interação verbal numa perspectiva lingüística e psicológica e a mídia digital colabora na compreensão do problema levantado.

 

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