A aplicação da semiótica
em estudos metalingüísticos
O graffiti carioca, um outdoor alternativo

William da Silva e Silva (UERJ)

 

O trabalho a ser apresentado é um fragmento da pesquisa que estamos realizamos no mestrado em Psicologia Social desta instituição. Uma tentativa de contribuir para a comunidade científica, adicionando mais investigações a um objeto de estudo riquíssimo em funções (lingüísticas, estéticas e sociais) e em possibilidades de abordagem.

Graffiti é uma comunicação visual que utiliza a cidade como suporte e a colore através de técnicas plásticas distintas, comportando letras, códigos grupais e ideógrafos complexos. Inscrições elaboradas sobre muros e paredes, privados ou públicos, geralmente pintadas com tinta spray ou tinta látex.

O estudo do graffiti no Rio de Janeiro visa responder algumas perguntas pertinentes a este tema, tais como: Qual a lógica da construção desta linguagem? E qual sua eficiência como veículo de comunicação?

A leitura correta dos códigos e dos discursos das inscrições parietais é elemento de extrema importância para a compreensão de cada graffiti e para a distinção entre as modalidades das intervenções. E a semiótica definida por Saussure, como ciência que estuda a vida dos signos no quadro da vida social, nos auxiliará nesse exercício metalingüístico.

Sob uma abordagem qualitativa, aplicaremos uma análise de discurso sobre amostras de graffiti do centro do Rio de Janeiro. Para isso, utilizaremos fotografias como fonte primária.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos