A construção de identidades
no discurso de professores, alunos e direção
de uma instituição pública de educação básica

Elaine Souza da Silva (PUC-RJ e UERJ)

 

A construção de identidades no contexto educacional tem sido foco de muitos estudos contemporâneos (Fairclough, 1995; Kumaravadivelu, 1999; Kleiman, 2001; Moita Lopes, 1999). Essas pesquisas evidenciam a interação entre professores e alunos como elemento primordial para a observação e análise das identidades projetadas discursivamente no processo ensino-aprendizagem no contexto da sala de aula, no qual a figura da direção não surge como relevante nesses estudos.

Esta pesquisa objetiva investigar como professores, alunos e direção constroem  discursivamente suas identidades em um contexto escolar que não seja o de sala de aula. A investigação é realizada com base na microanálise etnográfica (Erickson, 1996) e os dados obtidos em narrativas e prática exploratória com os participantes são analisados, qualitativamente, a partir do sistema de transitividade e da modalidade da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994), com uma abordagem crítica do discurso pedagógico (Fairclough, 1995; Giroux, 1997).

Os resultados da pesquisa sinalizam que, discursivamente, a identidade projetada pela direção consolida-se no discurso da administração e controle (Giroux, 1997) e corrobora o seu papel assumido institucionalmente, enquanto professores e alunos projetam suas identidades a partir do discurso da relevância e integração, sendo o afeto utilizado implicitamente como forma de negociação.

 

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