A expressividade nas palavras
de algumas poesias de Manuel Bandeira

Luci Mary Melo Leon (UERJ e UCAM)

 

A Estilística da palavra ou léxica estuda os aspectos expressivos das palavras. Os componentes semânticos e morfológicos não podem ser separados dos aspectos sintáticos e contextuais. Para isso nada mais cabível que esse estudo com apoio de textos literários. Manuel Bandeira foi o escolhido por ser um poeta que carrega múltiplas visões em cada palavra dos seus versos.

Este conceito de léxico implica um conhecimento no qual observar-se a palavra que tem inicialmente sua imagem no dicionário. Só que não há precisão em separar uma palavra do texto e a fazer qualquer análise semântica. Um vocábulo necessita de outro para ter sentido. As palavras gramaticais somam-se as palavras lexicais com o objetivo de unir pensamentos concatenando as idéias de forma coerente.

Nos estudos de linguagem é fundamental observar a expressividade, a subjetividade em cada verso de um poema. A conotação se faz presente no ensino do léxico, principalmente, quando se trata de um texto rico em que as figuras dançam em perfeita harmonia.As palavras na poesia de Bandeira despertam em nossa mente uma representação seja de qualidades ou de julgamentos.

As quatro poesias analisadas não foram selecionadas aleatoriamente. Ao ler o poema de Manuel Bandeira os utentes da língua portuguesa podem observar que além de ter acesso aos meios expressivos para se tornar capaz de ler e compreender qualquer texto escrito, também poderão reconhecer as diferenças de efeitos de sentido.Explorar cada palavra é uma tarefa enriquecedora para motivar o interesse pelos escritores que fizeram um marco na história literária.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos