A interação na aula de redação
estratégias discursivas
para preservação de face
na revisão colaborativa de textos escritos

Doris de Almeida Soares ( UFRJ/EN/SBCI)

 

Nas aulas de produção textual onde a prática do professor esteja em linha com a visão de escrita como processo, é freqüente o uso de atividades onde os alunos interagem para a revisão colaborativa de seus textos. Contudo, Bruffee (1999/ 2002:74) nos alerta para o fato de que “a colaboração educacional institucionalizada, em qualquer forma, nunca é isenta de problemas e os alunos, nem sempre, trabalham de modo eficaz em colaboração com os colegas”. Partindo desta asserção, esta comunicação tem por objetivo apresentar algumas estratégias argumentativas utilizadas por alunos do curso de graduação em Letras (Português-Inglês), em uma universidade federal no Rio de Janeiro, durante a gravação de uma sessão de feedback colaborativo. Para tanto, primeiro serão apresentadas algumas contribuições da Análise da Conversação, tais como a noção de “face” e os recursos lingüísticos que tem por função amenizar críticas de modo a obter a colaboração dos interlocutores. A seguir estes conceitos serão exemplificados através dos dados colhidos para este estudo. Por fim, tecerei algumas considerações sobre o impacto destas estratégias para a utilidade da revisão colaborativa.

 

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