A liberdade da escrita na/da Internet
características lexicais
do dialeto internetês

Sélcio de Souza Silva*

 

Com o surgimento da internet, o ato da escrita, utilizando-se de algumas ferramentas (computador, teclado, programas de interface), suporte (tela) e dispositivos (meios eletrônicos) ganhou novas formas, diferenciando-se das formas de escritas tradicionais. O novo espaço virtual é capaz de favorecer ao texto outras características lingüísticas capazes de promover um novo modo de comunicação, a partir do hipertexto e novas estratégias ao escrever. Nosso objetivo é, portanto, mostrar que esse novo modelo de escritura na/da internet dá maior liberdade ao escrevente, uma vez que este não se prende aos padrões formais e normativos da escrita linear, mas esse modelo aproxima-se cada vez mais da oralidade. Em nossa análise, pretendemos identificar algumas características da lexicologia do dialeto internetês, bem como marcas lingüísticas da língua oral presentes nas tipologias textuais da internet que, ao promover dispositivos eletrônicos, provocam mudanças no processo da escrita, onde, ao economizar tempo, implica dizer economia, também, de palavras. 


 

* Mestre em Gestão Educacional, Diretor Administrativo da Faculdade do Sul da Bahia – FASB e do Instituto Superior de Educação do Sul da Bahia – ISESB, professor auxiliar do curso de Letras com as disciplinas Filologia Românica, Língua Latina e Significação e Contexto, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus X.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos