A pesquisa documental
como estratégia de ensino no Curso de Letras
análise de redações escolares

Arlete Inês Ribeiro Rubini (AEDB)

 

Dentre os recursos de que o professor de língua deve dispor,  destaca-se a prática da pesquisa documental: oportunidade de trabalhar com problemas reais, que atinjam  empiricamente o grupo de alunos-professorandos, que os sensibilize para a compreensão do embasamento teórico como condição necessária para analisar dados e interpretar os resultados. Nem todo professor irá se tornar pesquisador profissional, porém nenhum escapa  da necessidade de fazer pesquisa diante dos problemas de ensino-aprendizagem com os quais se defronta. Deve aplicar os saberes, preparar  questionários, formulários, conduzir entrevistas, observar comportamentos para deles tirar informações, avaliar os textos produzidos pelos alunos, medir os efeitos de uma intervenção. Desenvolver tais atividades com método é um dos principais benefícios  da prática da metodologia da investigação científica. A pesquisa documental,  com referência em  Fávero (2002), Koch (2005), Koch e Travaglia (2000),  consistiu na descrição dos recursos de coesão e de coerência  registrados em  redações escolares de uma determinada turma, bem como  dos problemas lingüísticos nelas encontrados. A opção pela análise de redações escolares possibilitou a visão crítica da prática dos textos próprios do cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa foram apresentados e discutidos em sala de aula e em evento científico da instituição de ensino superior. Observou-se  o amadurecimento dos alunos-pesquisadores em relação ao conteúdo teórico e no uso da terminologia, o desenvolvimento do senso crítico, além de visível melhoria no seu comportamento verbal oral e escrito.

 

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