Algumas Reflexões sobre a Alternância [k]~[kw]
no Português do Brasil

Lirian Daniela Martini (UFMG)

 

A presente comunicação discute uma possível interpretação da vogal alta [w] precedida por [k] e seguida de outra vogal. Essa seqüência apresenta variação de pronúncia em palavras como “liidação/liquidação, quatorze/catorze, estão/questão).  Certos autores sugerem que tal seqüência seja interpretada como /k/ e não como uma seqüência constituída de uma consoante velar e uma semivogal ou uma vogal alta posterior, conforme proposta de Bisol (1989). Para a pesquisadora, as seqüências [kwV] e [gwV] não constituem de mais dois fonemas no inventário fonemático da língua portuguesa. Trata-se de uma “unidade monofonemática” (Bisol 1989:216).

Na apresentação da comunicação, será argumentado que a unidade básica da mudança é o item lexical que contém o fonema que sofre a mudança e não simplesmente o fonema em si. Isto implica em dizer que nem todos os itens da categoria /kw/ mudam ao mesmo tempo para a categoria /k/. Existe um estágio intermediário de oscilação pelo qual o item lexical passa antes de assumir a nova forma. Defende-se que o condicionamento para a mudança parece ser lexical e o fator freqüência pode estar atuando.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos