APLICAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA LINGÜÍSTICA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE CLEMENTE PINTO

Miguél Eugenio Almeida (UEMS/ PUC-SP)

 

Procuramos trabalhar a seguinte questão: como aplicar a Historiografia Lingüística nas obras didáticas de Clemente Pinto? Devido à importância atual da Historiografia Lingüística no Mundo e no Brasil, é que traçamos os seguintes objetivos: 1. Apresentar a Historiografia Lingüística como uma alternativa metodológica na área de Letras. 2. Descrever e explicar a aquisição, a produção, à formulação e o desenvolvimento do conhecimento lingüístico em um determinado contexto. 3. Relacionar a Historiografia Lingüística co a História Intelectual onde esta possa se configurar como suporte metodológico importante de aplicação. Para tanto, recorremos, principalmente, a KOERNER e SWIGGERS, como teóricos da Historiografia Lingüística, e aos outros relacionados ao historicismo, em geral, e a História Intelectual, em especial; não deixando de lado, inclusive, os teóricos das outras áreas das ciências sociais e humanas. Assim, possibilitamos a aplicação dos procedimentos metodológicos da Historiografia Lingüística na obra de Clemente Pinto a seguir relacionados: 1. Princípio de Contextualização. 2. Princípio de Imanência. 3. Princípio de Adequação.      

 

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