AS FORMAS NOMINAIS DO VERBO
EM ITALIANO E PORTUGUÊS
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Maria Aparecida Cardoso Santos (UERJ)

 

O presente trabalho visa a apresentar as formas nominais do verbo em italiano e em português no sentido de analisar as semelhanças e as diferenças existentes entre as duas línguas não obstante sua origem comum.

Com efeito, dentro de nossa prática docente, a qual procura sempre se estabelecer em bases comparativas entre a Língua Italiana (LE) e a Língua Portuguesa (LM), tem sido possível observar que, a despeito das semelhanças existentes entre o Infinitivo, o Particípio e o Gerúndio em ambas s línguas, as diferenças apresentam dificuldades que precisam ser analisadas no sentido de tornar o processo de ensino/aprendizagem da LE o mais profícuo possível.

Compreendemos que o desenvolvimento de um estudo focado em contrastes e semelhanças torna-se fundamental para a compreensão mais profunda dos processos lingüísticos presentes em ambas as línguas.

Neste sentido, partindo das semelhanças existentes, pretendemos colocar em tela as diferenças – ou particularidades – que se verificam quanto ao uso das Formas Nominais, as quais apresentam alguns valores distintos em ambas as línguas, buscando, desta forma, promover uma consciência crítica que permita ao discente perceber de que forma as nuances lingüísticas de cada língua estão vinculadas não só ao modo de elaborar o pensamento quanto ao modo de expressá-lo em uma determinada comunidade de falantes.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos