As categorias morfossintáticas e o gênero dos nomes

Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA)

 

Em Morfologia, categoria é designativo de conjunto de propriedades que se associa a determinada parte do discurso, tais como Caso, Pessoa, Tempo, Modo, Aspecto, Voz, Gênero, Número etc.

A realização de uma categoria morfossintática depende de mecanismos diversos dentro de uma construção. No caso do gênero, esse mecanismo se assenta na concordância. É por ela que vamos, em português, evidenciar se determinado nome se insere em classes de nomes masculinos ou classes de nomes femininos.

Assim, ao analisarmos o nome dente, por exemplo, dizemos que é masculino, porque, inserindo-o em um SN, temos: [o dente claro]SN em que o artigo o e o adjetivo claro evidenciam que tal nome tem como inerente o gênero masculino, inserindo-o, portanto, na classe dos nomes masculinos da língua.

Através da concordância, o artigo o e o adjetivo claro corroboram para que não haja dúvidas de que esse nome (dente) é masculino, já que, em português, contextualmente, o artigo e o adjetivo que acompanham determinado nome, dentro de um SN, terão o número e o gênero do nome que funciona como núcleo do SN.

Neste artigo, tomaremos como base Anderson (1982, 1992 e 1997), que elenca as propriedades inerentes, as propriedades de concordância, as propriedades configuracionais ou relacionais e as propriedades de constituinte como suporte para realização de uma categoria morfossintática.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos