Atividade lúdica
uma ferramenta a mais
no processo de aquisição
de uma língua estrangeira.

Adriana Silva de Souza (UERJ)

Elisa da Silva de Almeida (UERJ)

 

Embora a aquisição de qualquer Língua Estrangeira geralmente cause muitas dúvidas e frustrações no corpo discente, constatamos que as atividades lúdicas têm proporcionado um melhor desenvolvimento das competências lingüísticas nas classes de LE.

Visto que essas atividades permitem ao aluno desenvolver a sua capacidade cognitiva em mobilizar tanto o vocabulário quanto as estruturas gramaticais do idioma em estudo, temos como objetivo mostrar algumas dessas atividades nas línguas francesa e inglesa, comprovando assim, a eficácia das mesmas no processo de aquisição da língua estudada. É importante ressaltar que apesar das atividades serem apresentadas nas línguas mencionadas acima, as mesmas podem ser adaptadas  também a outros idiomas.

Em suma, pretendemos mostrar que as atividades lúdicas estão sendo cada vez mais usadas como ferramentas indispensáveis nas classes de Língua Estrangeira, uma vez que possibilitam os alunos de qualquer idade a interagir com a língua aprendida, alcançando muitas vezes sem sentir, a aquisição das estruturas do idioma que estão estudando e ao mesmo tempo, internalizando as quatro competências lingüísticas.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos