ATLAS LINGÜÍSTICO DO GRANDE ABC PAULISTA: UM PROJETO EM EXECUÇÃO

 

Adriana Cristina Cristianini (USP / UNIBAN)

 

 A região do Grande ABC Paulista representa uma importância considerável no contexto sócio-político-econômico-cultural do Brasil. Tanto econômica quanto populacionalmente, a região fornece dados que nos mostram a irrefutabilidade da dedicação em estudos sobre a região e sobre as características de sua população.

 

A história do surgimento e do desenvolvimento dos municípios do Grande ABC nos mostra que a migração e imigração podem ter influenciado numa certa variação e mudança lingüísticas na fala dos habitantes da região.

 

Por isso, é preciso que tentemos resgatar e registrar o mais rápido possível a norma e a variação semântico-lexical falada no Grande ABC Paulista, para que possamos, assim, registrar a memória lingüística da comunidade dessa região e, também, contribuir, de alguma forma, para o conhecimento da língua portuguesa falada no Brasil em nossos dias.

 

Esta comunicação busca apresentar o projeto do Atlas Lingüístico da Região do Grande ABC Paulista, cujo principal objetivo é descrever a realidade lingüística da região do Grande ABC Paulista, no que tange à língua portuguesa, priorizando a variação diatópica, especificamente de aspectos semântico-lexical, considerando implicações de natureza social.

 

Para tanto, este trabalho segue os preceitos da Geolingüística, método da Dialetologia, que consiste na aplicação de um questionário a um conjunto de sujeitos com determinadas características, numa rede de pontos, para que os resultados sejam apresentados em cartas.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos