Caminhos da Geolingüística
uma
retrospectiva de Antenor Nascentes
ao Projeto ALiB
Projeto Atlas Lingüístico do Brasil

Márcia Regina Teixeira da Encarnação (USP)
Adriana Cristina Cristianini (USP e UNIBAN)

 

A pesquisa geolingüística permite que se apontem características e tendências lingüístico-culturais extremamente importantes para o registro e o resgate da identidade cultural do povo dos Estados, traçando as isoglossas que marcam as diversas regiões lingüísticas do País. Dessa forma, além de subsídios para o estabelecimento de uma rede de pesquisas lingüísticas, tanto do ponto de vista dialetológico, quanto sociolingüístico, ainda  contribui para a implantação de práticas metodológicas condizentes com a situação lingüística do educando das diversas regiões brasileiras no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da língua nas escolas.

Este mini curso tem por finalidade mostrar os caminhos percorridos pela Geolingüística, enfatizando a importância dos trabalhos do filólogo Antenor Nascentes e seu interesse pelas questões dialetológicas. Destacaremos a publicação das Bases para a elaboração do Atlas Lingüístico do Brasil, cujas edições datam de 1958 e 1961, que norteia até hoje as pesquisas, pois oferece indicações a respeito da seleção de pontos, sujeitos e elaboração de questionário a ser aplicado.

Partindo daí, estudaremos os Atlas lingüísticos estaduais publicados, mostrando como foram elaborados, desde a coleta do material lingüístico até a elaboração de cartas, ou seja, da representação cartográfica de fenômenos lingüísticos pertinentes.

Faremos, também, uma abordagem das publicações geolingüísticas e dos trabalhos de pesquisa que estão em andamento nas Universidades brasileiras, enfatizando a necessidade de termos brevemente concluído o Atlas Lingüístico do Brasil.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos