CONTINUIDADE, VARIABILIDADE
E MUDANÇA DA LÍNGUA

Marcela Saraiva (UFF)

 

A presente pesquisa consiste em oferecer evidências a favor da continuidade e permanência lingüísticas, fato que se choca contra a hipótese de mudança unidirecional da língua, defendida nas gramáticas históricas da língua portuguesa.

Com a análise de fragmentos em português arcaico, do Livro de Vita Christi, encontramos evidências da estabilidade semântica. O que implica diminuição da força da hipótese de unidirecionalidade da mudança, que postula que as palavras mudam do concreto para o abstrato. Comprovamos o Princípio de Extensão Imagética, segundo o qual as tendências presentes num momento dado da história da língua teriam atuado em fases anteriores e continuarão a atuar da mesma forma, indefinidamente, pois quando uma forma se apresenta ao uso, desabrocham instantaneamente as possibilidades de sentidos na mente dos falantes. Essas possibilidades irão se manifestar de acordo com as características do contexto.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos