Continuidade, variabilidade e mudança
em O Livro dos conselhos de el-rei D. Duarte

Gabriela Porfírio (UFF)

 

A proposta do trabalho a ser apresentado baseia-se em três pontos: a visão tradicional das gramáticas históricas (a ser reinterpretada); a unidirecionalidade da mudança lingüística (a ser questionada); e o princípio da extensão imagética instantânea, (a ser defendida).

Segundo as gramáticas históricas da língua portuguesa, a língua está em constante mudança. Tal fenômeno aconteceria desde tempos remotos e continuaria a acontecer, indefinidamente. O que a teoria da unidirecionalidade vem propor é uma outra interpretação dessa realidade lingüística, sem afastar a idéia de mudança.

A nossa proposta de reinterpretação favorece a postulação da extensão imagética instantânea, segundo a qual quando uma nova forma se apresenta à língua, todas as suas possibilidades de significar se estabelecem na mente do falante, manifestando-se conforme o contexto situacional permitir.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos