Didatização de Mafalda em Português:Linguagens.

 

Márcia Sipavicius Seide (Unioeste).

 

Nesta comunicação, são divulgados resultados parciais de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, discurso e ensino (LIDEN) como o apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trata-se de um estudo sobre o processo que resultou na transformação das histórias de Mafalda em objeto de estudo do ensino formal de  Língua Portuguesa. Nesse estudo, analisam-se quais são e como são trabalhadas as histórias de Mafalda presentes na série  Português:  Linguagens de Cereja e Magalhães (2002). Haja vista que a interpretação de textos (sejam eles escritos, orais, visuais ou híbridos) se dá por meio de esforços de processamento que incluem ativação do conhecimento de mundo do leitor, o qual pode ser estudado em termos de unidade de conhecimento enciclopédico (UCE), investiga-se,também, se a didatização de Mafalda estimula ou leva em consideração o conhecimento de mundo do leitor. Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, que aconselham o ensino do idioma seja feito discursiva e textualmente e esteja  pautado nos níveis lingüístico, epilingüístico e metalingüístico,verifica-se, por fim, se as atividades propostas pelos autores a partir da leitura das histórias de Mafalda estão de acordo com esses parâmetros.

 

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