DISCURSO DIRETO E INDIRETO: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

Clara Araujo Vaz (UFRJ)

 

Passagens em Discurso Direto e Indireto se tornaram recursos amplamente utilizados em jornais e revistas. Seus usos abrangem a reprodução de depoimentos de testemunhas, comentários de figuras famosas ou de jogadores de futebol sobre a partida, pronunciamentos importantes de políticos, citações em textos científicos, dentre outros.

Todavia, as estruturas em Discurso Direto e Indireto têm sido tradicionalmente estudadas de modo a privilegiar o critério sintático, oferecendo, dessa forma, um quadro teórico por demais simplista. Além disso, as gramáticas tradicionais tendem a analisar essas estruturas apenas em textos literários, deixando de abordar seus usos tão difundidos na imprensa, tanto escrita, quanto falada.

A fim de se reverter esse quadro, este trabalho investigará estruturas em Discurso Direto e Indireto em textos midiáticos, da seção das cartas dos leitores da Revista Veja, publicados nos meses de abril e maio de 2005, tendo por base a teoria sistêmico-funcional de Halliday, mais especificamente no que concerne às relações lógico-semânticas de projeção

Dessa forma, este trabalho pretende realizar uma análise que envolva, além do critério sintático, os critérios semântico e funcional-discursivo para que se possa oferecer, então, um quadro mais abrangente das diferentes funções discursivas e variados usos a que se submetem essas estruturas.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos