Ensino da Gramática no século XIX
buscando diferenças entre
as Gramáticas de Curso Superior
e as da Primeira Infância

Márcia A G Molina (UNIA)

 

Neste trabalho, objetivamos revisar o ensino da gramática no final do século XIX, por meio da uma análise comparativa entre duas obras de João Ribeiro: a sua Gramática Portuguesa, escrita em 1887, para atender às necessidades surgidas com o Programa de Ensino de Fausto Barreto, portanto para o Curso Superior,  e a sua  Gramática Portuguesa (Curso Primário), especialmente dedicada à Primeira Infância, publicada poucos anos depois. Cotejaremos nas obras sua partição, conceitos gerais e exemplos, buscando as diferenças que possam existir entre elas, capazes de justificar o público a que se dirigiam. Devemos nos lembrar que à época os ensinamentos da Psicologia começavam a frutificar e as crianças começavam a ser vistas com tal, já que, antes do desenvolvimento dessa ciência, eram tratadas como adultos em miniatura. Em nosso trabalho, seguiremos os pressupostos teóricos da História das Idéias Lingüísticas no Brasil.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos