ESTILÍSTICA APLICADA

Ruy Magalhães de Araujo (UFRJ, UERJ)

 

Enfoca o presente trabalho as várias facetas com que se nos apresenta a estilística aplicada aos textos, em prosa ou em verso, através dos aspectos relacionados com a fonética, morfologia, sintaxe e semântica.

Em outras palavras: da estilística fônica - (duração, intensidade, timbre, altura, motivação sonora, onomatopéias, homofonia, aliteração, coliteração);  da estilística morfológica – (plural de convite, plural de modéstia, emprego de tempos verbais);  da estilística sintática – (mudança de tratamento, emprego especial de verbos no plural, infinitivo flexionado, topologia pronominal, silepse, anacoluto, estilo indireto livre, elipse, pleonasmopolissíndeto, assíndeto, reticência, inversão, zeugma,  hipálage, hipérbato, anástrofe, tmese, anáfora, epístrofe,  sínquise, concatenação, enálage); da estilística semântica – (dentre outros casos, com ênfase especial para a metáfora e a metonímia).

Tudo tem a ver com a expressividade da linguagem, ou seja, a sua capacidade de emocionar e sugestionar, num somatório de fenômenos psíquicos ou de afetividade.

Também fornece ao leitor esclarecimentos de ordem histórica a respeito da significação da palavra estilo na Antiguidade Clássica, apresenta a opinião de estudiosos sobre as diversas definições de estilística e sua diferenciação com a gramática, bem como as tipicidades de análise literária e análise estilística, além de mostrar as diferenças entre traço estilístico e erro gramatical.

Para cada caso, seguem-se exemplos de conhecidos autores, que usaram a estilística como meio de manifestar sua expressividade.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos