Estratégias de coesão referencial
nas redações do CLAC
uma análise variacionista

Aline França (UFRJ)
Michelli Bastos Ferreira
(UFRJ)
Rafael Guimarães
(UFRJ)
Mônica Tavares Orsini
(UFRJ)

 

Objetiva-se, no presente estudo, identificar, por meio de uma abordagem variacionista, as estratégias de coesão referencial utilizadas nas produções textuais dos alunos matriculados nos diferentes níveis do Curso de Redação do projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ: Curso de línguas aberto à comunidade. Pretende-se a) investigar se há uma relação estreita entre as estratégias de retomada presentes nos textos e o estágio do curso em que o aluno se encontra, já que esse se estrutura em três períodos, a saber, Redação I, II e III; b) averiguar se há fatores textuais que favorecem as diversas estratégias identificadas nos textos dos alunos. Para tal, será utilizado um corpus constituído de 20 redações de cada nível, perfazendo um total de 60 textos. Acreditando que o aluno, ao familiarizar-se com os diversos mecanismos de referenciação disponíveis na língua, desenvolve suas próprias estratégias discursivo-argumentativas e alcança, com sucesso, suas finalidades comunicativas, a pesquisa busca, em última instância, repensar o ensino deste tema.

 

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