Estudo comparativo de crianças
com diagnóstico de DEL
segundo a perspectiva da Fonologia de Uso

Aline A. Ferreira (UFRJ)

 

O objetivo da pesquisa é checar o conhecimento fonológico de dez crianças com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), com idades entre 4 a 6 anos, a partir da Prova Fonológica do Teste ABFW (nomeação e imitação), fazendo uma análise segundo os pressupostos da Fonologia Probabilística ou Fonologia de Uso. Serão quantificados os casos de discrepância entre o alvo e a produção da criança em função das categorias do teste; procurar identificar se há correlação entre a incidência de tipos de erros, os diferentes graus de abstração propostos na fonologia de uso e o tamanho do léxico da criança. Os resultados preliminares parecem indicar que há mais alterações que envolvem a representação mais abstrata dos itens (coarser-grained representation), ao passo que as alterações que envolvem a representação fonética mais detalhada (fine-grained phonetic representation) são menos freqüentes. Esses resultados estão de acordo com evidências que apontam para o fato de que esses níveis podem se desenvolver independentemente na aquisição (Beckmann et al. 2004), o que poderia explicar as características que diferenciam crianças com desvio fonológico e déficit específico da linguagem, uma vez que as manifestações específicas de cada uma dessas patologias poderiam estar associadas a problemas nos dois níveis de representação, respectivamente nível fonético e nível de representação abstrata.

 

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