Estudo das variedades lingüísticas
no ensino dA LÍNGUA MATERNA No Brasil

Gabriela Barreto de Oliveira (UERJ)
Claudio Cezar Henriques
(UERJ)

 

Atingida por um sentimento de estranheza com relação ao fato de se ensinar, de ter-se de ensinar a língua materna às pessoas, decidimos entregar-nos a procedimentos investigativos, raciocinando acerca de como se poderia viabilizar a aplicação dos elementos trazidos à luz pelas pesquisas realizadas no âmbito da Lingüística e Filologia, assim como no das ciências afins, no ensino do nosso idioma, dando-se a sua prática docente (e discente) um caráter mais dinâmico e moderno. Assim, o trabalho tem como tema o estudo das variedades lingüísticas no ensino da língua materna no Brasil, e consta de uma parte de fundamentação teórica, na qual se embasa a pesquisa, e uma parte correspondente à análise da prática docente atual, consistindo na apreciação de um conjunto de exercícios extraídos de compêndios didáticos de qualidade reconhecida. Por ser nossa intenção com este estudo levantar questionamentos acerca do ensino da língua materna no Brasil e por vermos o livro didático como um regulador ou um guia da atividade docente, decidimos pesquisar nele a aplicabilidade dos modernos conceitos dialetológicos no ensino do português. É, a nosso ver, fundamental que o professor de Língua Portuguesa em nosso país tenha consciência de que a norma-padrão – que ele deve ensinar – é uma variante do português, como tantas outras que há. Sob esta óptica, não deve o professor discriminar o falar do aluno recém ingressados na escola. Sendo assim, vemos como papel da escola, respeitar e valorizar o conhecimento lingüístico prévio de cada estudante.

 

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