Feminismo, machismo
e música popular brasileira”.

Manoel Pinto Ribeiro (UERJ, UFF e ABRAFIL)

 

Os discursos relacionados ao movimento feminista são de máxima importância para a tarefa principal deste trabalho: trazer sentidos inscritos na memória do referente mulher, a fim de produzir uma análise do ponto de vista discursivo do nosso corpus.

O feminismo é um movimento que, a partir de sua inscrição na História, trouxe deslocamentos dos sentidos relacionados à mulher brasileira

No pensamento patriarcal, o homem deve ser agressivo, racional, forte, ativo, seguro, objetivo. Já a mulher seria afetiva, carinhosa, ingênua, passiva e sensível.

Somos filhos de uma sociedade patriarcal dirigida para o poder, para o dinheiro e lucro. A sociedade patriarcal escraviza homens e mulheres: o homem deve produzir, a mulher deve servir.O feminino é reduzido a alguns papéis e qualidades, produto da visão que o homem dela tem. Tira a autonomia da mulher, empobrece-a, castra-lhe a sexualidade.

Vamos, na música popular brasileira, observar o caráter ferino de composições, como em Mulher indigesta, de Noel Rosa: “Mas que mulher indigesta, indigesta / Merece um tijolo na testa / Merece um tijolo na testa (...) Esta mulher é ladina / Toma dinheiro, é até chantagista / Arrancou-me três dentes de platina / E foi logo vender no dentista”.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos