FUTURO DO PRETÉRITO DE VALOR POLIFÔNICO
E PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO
– TEMPOS INTERCAMBIÁVEIS?

Adriana Rebello (UFF e PUC-RIO)

 

O futuro do pretérito pode ser utilizado quando o falante não quer ou não pode asseverar o que relata. Muito comum na imprensa, este uso muitas vezes revela certo cuidado por parte do jornalista em dar uma notícia, no caso de haver uma reviravolta nos fatos ou de, até mesmo, a informação não ser verdadeira.

“Segundo o empresário de Roberto Carlos, Dodi Sirena, a apresentadora do SBT Adriane Galisteu teria sido barrada no cruzeiro pelo próprio patrão, Silvio Santos. Ele teria dito que se alguém tivesse que entrevistar o Rei, seria ele mesmo.” (http://odia.terra.com.br/cultura  - Fevereiro de 2006)

Travaglia (1999) atribui a este uso do futuro do pretérito o valor chamado por ele de polifônico – que nos serviu de base para nossa pesquisa sobre a possibilidade ou não do uso do pretérito imperfeito do indicativo pelo futuro do pretérito com esse valor. A teoria de Weinrich (1968) sobre mundo comentado e mundo narrado, bem como os estudos de Brown e Levinson (1987) sobre face também embasaram nosso estudo.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos