Gênero de discurso
e de seleção para docentes
de língua estrangeira
o perfil do professor

Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ)

 

Dentro do binômio linguagem e trabalho, nossa apresentação tem como objetivo contribuir para as discussões sobre o processo de seleção docente - compreendido como uma prática discursiva circunscrita a um determinado contexto sócio-histórico e necessário ao exercício do magistério público -, a partir da perspectiva do gênero de discurso. Nosso corpus é constituído pelo Manual do Candidato, pelo Edital e pelas provas de língua estrangeira dos exames de seleção realizados pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro em 2004. Seguimos com relação à linguagem as propostas da Análise de discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001) e as noções de gênero de discurso e polifonia (Bakhtin, 1979). No que se refere a uma melhor compreensão do trabalho do professor, valemo-nos de conceitos advindos das Ciências do Trabalho (Lacoste, 1995, Nouroudine, 2002). Para melhor compreender a seleção como uma prática institucionalizada e os saberes que são privilegiados em nossa sociedade, baseamos nossas análises em propostas de Foucault (1987, 1996).

 

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