Gêneros de Texto e de Discurso:
teorização e aplicação escolar

Sílvio Ribeiro da Silva (UFG e UNICAMP)

 

Este minicurso será desenvolvido partindo da concepção teórica de gênero de Bakhtin. Procuraremos discutir caminhos para o ensino da leitura, interpretação e produção de textos tendo como foco as concepções teóricas de gênero de texto e de discurso.

Propomos uma atividade na qual discutiremos, baseados em Schneuwly e Dolz (2004), um trabalho com os gêneros na escola a partir de três dimensões: 1- Os conteúdos e os conhecimentos que se tornam dizíveis por meio do gênero; 2- Os elementos das estruturas comunicativas e semióticas partilhadas pelos textos reconhecidos como pertencentes ao gênero; 3- As configurações específicas de unidades de linguagem, trações, principalmente, da posição enunciativa do enunciador e dos conjuntos particulares de seqüências textuais e de tipos discursivos que formam sua estrutura.

A importância de uma atividade baseada na abordagem sobre gêneros de texto e de discurso reside no fato de que a interação humana acontece através de gêneros específicos (cf. Bakhtin, 1992). Bronckart (1999) defende a mesma idéia de Bakhtin e da maioria dos autores que tratam a língua em seus aspectos discursivos e enunciativos e não em suas peculiaridades formais. O trabalho com gêneros de texto e de discurso é uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia (Marcuschi, 2002).

 

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