Gêneros do Discurso e Espaço Universitário
uma abordagem da produção de monografias.

Lucas de Mello Cabral

 

Partindo da consideração de Maingueneau (2005) de que um espaço social pode ser caracterizado pelos gêneros que ele torna possível e que o tornam possível, vamos propor, nessa apresentação, uma reflexão crítica sobre o espaço universitário a partir da produção monográfica. Tomaremos como ponto de partida a caracterização encontrada em livros que buscam orientar os alunos, afirmando instruí-los sobre como se escrevem monografias. Pretendemos discutir se a monografia produzida ao fim dos cursos de graduação como requisito para obtenção do diploma em muitas faculdades é um gênero do discurso específico, de modo a se diferenciar de outros gêneros próximos existentes no âmbito acadêmico. Vejamos que um gênero de discurso teria um certo número de condições implicadas, as quais ajudariam justamente a caracterizá-lo. Tais condições, de acordo com Maingueneau (1997), podem ser dispostas em duas ordens: (a) comunicacional e (b) estatutária. No último caso, entrariam em consideração, essencialmente, o estatuto que o enunciador deve assumir e o que deve conferir ao seu co-enunciador para tornar-se sujeito de seu discurso. Com isso, poderemos retomar a noção de sujeito genérico (MAINGUENEAU, 1997), ressaltando que o indivíduo, no caso do discurso, não é interpelado sob a forma universal do sujeito, mas a partir de um certo número de lugares enunciativos que filiam uma seqüência discursiva a um determinado gênero.

 

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