Leitura e compreensão textual

Sandra Kezen (UENF)

 

Compreender um texto escrito significa extrair a informação necessária da maneira mais eficiente possível. Aplicamos diferentes estratégias de leitura quando olhamos a página de classificados de um jornal à procura de um tipo particular de apartamento e quando cuidadosamente lemos um artigo científico de especial interesse. Entretanto, localizar o classificado relevante e compreender a nova informação contida no artigo demonstra que o objetivo de leitura foi alcançado com sucesso. No primeiro caso, um leitor competente rapidamente rejeitará a informação irrelevante e encontrará o que está procurando. No segundo caso, não é suficiente entender a idéia geral do texto: uma compreensão mais detalhada é necessária. É, portanto, essencial levar estes elementos em consideração, pois estamos aplicando estratégias de leitura ao realizarmos estes passos na compreensão textual.

Contudo, quando se trata de língua estrangeira, o leitor muitas vezes não domina o código lingüístico do escritor, ou apresenta dificuldades no conhecimento sistêmico de sua língua e/ou da estrangeira. Neste momento a teoria dos esquemas vem servir de suporte para facilitar a compreensão textual.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos