MARCADORES METADISCURSIVOS TEXTUAIS
E O GRAU DE DENSIDADE REFORMULATIVA
EM TEXTOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS

Ednusia Pinto de Carvalho (UFC)

 

Na presente comunicação, analisamos as funções e a freqüência dos marcadores de reformulação do metadiscurso textual, bem como a relação desses marcadores com o grau de densidade reformulativa presente em manuais acadêmicos, em língua alemã, da área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Para tanto, seguiremos a classificação de Carvalho (2005), que, por sua vez, usa uma versão modificada da taxonomia dos marcadores de reformulação proposta por Hyland (1998 a, 1998 b) e Portolés (1998). Na análise dos corpora desse estudo, utilizamos, conforme os princípios da Lingüística de Corpus, a ferramenta computacional WordSmith Tools (Scott, 1997). Os resultados dessa pesquisa mostram que a presença desses marcadores em textos especializados reduz consideravelmente a carga cognitiva informacional, facilitando assim a apreensão dos conteúdos veiculados.

 

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