METÁFORAS DE GUERRA E IDENTIDADE NACIONAL

Sérgio Nascimento de Carvalho (UERJ/EN/UNESA)

 

A metáfora tem sido, nas últimas décadas, objeto de pesquisas em várias áreas dos estudos da linguagem. Esse interesse se justifica, principalmente, pela nova visão da metáfora como figura não só de linguagem, mas também do pensamento e da ação. Assim sendo, a metáfora, antes considerada como simples ornamento típico do discurso poético ou retórico, passa a ter um estatuto sócio-cognitivo que se insere no centro da significação e da ação humana.

Esta apresentação pretende mostrar não só como o conceito de guerra se estrutura metaforicamente, para justificar uma ação e re-ação, em diversas áreas temáticas, mas também como esse tropo é capaz de suscitar e mobilizar o sentimento de identidade nacional em uma comunidade discursiva. O nosso corpus consiste de textos da mídia jornalística em português em inglês e a análise enfoca as marcas lingüísticas da metáfora conceitual que transforma cognitiva e lingüísticamente acontecimentos específicos em atos de guerra.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos