Morfologia e Sintaxe
na Aquisição de Português Língua Segunda

Ana Madeira (U.N.L)
Maria Francisca Xavier (U.N.L)
Maria de Lourdes Crispim (U.N.L)
Isabel Tomás (U.N.L)
Paulo Osório (U.N.L)

 

A interacção entre as componentes morfológica e sintáctica da gramática é uma questão que tem sido objecto de intenso debate na área de Aquisição de Segunda Língua nos últimos: será a aquisição da morfologia um pré-requisito para a aquisição das propriedades sintácticas que lhe estão associadas? Ou poderá a sintaxe ser adquirida independentemente da morfologia?

Com o objectivo de contribuir para uma resposta a esta questão, propomos estudar a aquisição de propriedades gramaticais que evidenciam uma relação estreita entre morfologia e sintaxe, por parte de aprendentes de português L2, integrados em estabelecimentos de ensino portugueses dos níveis básico, secundário e superior.

Esta investigação é pertinente por várias razões. Do ponto de vista teórico, contribuirá para um melhor conhecimento (i) da organização da gramática e da interacção entre diferentes módulos gramaticais; e (ii) dos processos que subjazem a aquisição de uma segunda língua. As conclusões empíricas e teóricas da investigação são igualmente pertinentes em termos das suas potenciais aplicações didácticas e pedagógicas, particularmente no domínio do ensino de português como língua segunda/estrangeira.

 

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