Multimídias Educativas
semiose das linguagens

Lilian Cristina Granziera (FIMI)
Maria Suzett Biembengut Santade
(FIMI, FMPFM e UERJ)

 

Este trabalho caracteriza-se pelo levantamento histórico das transformações socioculturais apoiadas pelas tecnologias da informação que têm permitido uma semiose das linguagens na produção e na transmissão de conhecimentos. Para tanto, apoiamo-nos em três transformações socioculturais que julgamos pertinentes para a elucidação de nosso raciocínio: a teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, A Terceira Onda, de Alvin Tofler e as mudanças nas ações de pensamento desde a Antigüidade e Idade Média, passando pela era Gutemberg até a atualidade, com a exploração do pensamento ativado por paradigmas imagéticos. Com os estudos acerca das inteligências múltiplas, de Gardner, pretendemos demonstrar que o uso de recursos que extrapolam o mero discurso professoral aparecem como uma possibilidade de se alcançar uma parcela maior de alunos no processo de construção de conhecimento em sala de aula. Nosso objetivo centra-se na discussão das mudanças educacionais que estão sendo requeridas na emergência de uma sociedade global e digital, sobretudo nos âmbitos da Política Lingüística e do Ensino de Língua e Literatura. Pretendemos demonstrar que a ambiência das multimídias educativas provocam nosso emocional, assim como nossa fantasia, desejos e instintos, pois permitem uma gestão social do conhecimento ao explorar interativamente qualquer modalidade textual, permitindo, por extensão, uma aula que não seja distante e simplesmente intelectualizada, mas que faça mais sentido para o aluno, para sua vida, rumo a uma educação mais humanística.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos