NEOLOGISMOS NA PUBLICIDADE
UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LÉXICO

Aderlande Pereira Ferraz (UNI-BH)

 

O objetivo principal deste trabalho é discutir alguns aspectos importantes relacionados à metodologia de ensino de léxico, a partir do estudo da neologia lexical em língua portuguesa. Pelo que se observa ainda, atualmente, o ensino de léxico nos níveis Fundamental e Médio, guardadas as poucas exceções, geralmente não tem ido muito além do estudo de palavras em sentenças isoladas, com a proposição de exercícios mecânicos de substituição de vocabulários, supostamente desconhecidos pelos alunos, por sinônimos ou antônimos isolados do texto, como se as palavras, por si sós, tivessem sentido absoluto independente do contexto em que se encontram inseridas. Além disso, o pouco espaço reservado para o estudo de léxico em sala de aula ficou, quase que inteiramente, sob a responsabilidade dos livros didáticos. Diante disso, o que se reconhece aqui é a necessidade de se trabalhar com o léxico de forma integrada, possibilitando a ampliação da competência lexical do aluno, entendida aqui como a capacidade que este tem de compreender as palavras, sua estrutura e suas relações de sentido com outros itens lexicais constitutivos da língua. Desse modo, este trabalho parte da análise de neologismos colhidos na linguagem publicitária impressa, presentes em textos publicitários veiculados por impressos volantes e procura discutir a sua utilização no ensino de léxico, numa aplicação ao desenvolvimento da competência lexical do aluno da Educação Básica. O estatuto de neologismo que se confere aqui às unidades léxicas selecionadas seguiu o critério de registro dicionarizado.

 

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