O Discurso Feminista de Simone de Beauvoir
e de Valerie Solanas.

Emanuely Carneiro Antunes
emanuelycan@yahoo.com.br

 

Este trabalho focaliza a análise discursiva de duas escritoras socialmente consideradas feministas: Simone de Beauvoir, em trechos de sua obra “O Segundo Sexo” e Valerie Solanas em trechos do seu “SCUM manifesto”, estabelecendo relação do dizer com o momento histórico da década de 1960, com a formação cultural das autoras e seu lócus social. O trabalho inscreve-se na análise do discurso atendo-se aos processos de significação colocados na história, não dessas mulheres, nem do feminismo, mas do feminismo nessas mulheres, sujeitos discursivos que são tecidos por fios ideológicos, observa em tais dizeres elementos como as formações imaginárias, memória, polissemia, relações de força e o não-dito.

Para tal investigação o trabalho fundamentou-se em teóricos como Pêcheux, Bakhtin e Orlandi, que consideram a influência do externo no texto.

Busca-se, a partir da análise, observar os pontos nos quais os dizeres de Beauvoir e Solanas se individualizam pelo reflexo da história e da ideologia.

A análise permite observar que não a texto puro, que atrás de cada texto a além do sistema de linguagem, o que vem de fora.

 

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos