O jornal na aula de Língua Portuguesa

Renata da Silva de Barcellos
(UFF, FAETEC e UNIGRANRIO)

O mundo moderno exige pessoas preparadas para enfrentar e absorver as novas formas de mensagens que chegam até elas. (Adilson Citelli)

 

Este trabalho tem por objetivo mostrar como o professor pode e deve utilizar o jornal na sala de aula de Língua Portuguesa (a partir da prática com o 3 ano do Ensino Médio, esta pesquisa estará direcionada a esse alunado) para desenvolver a competência de leitura e de escrita do aluno e diversas habilidades.

Assim, para a elaboração desta tarefa, serão mobilizados conceitos como: contrato de comunicação, legitimidade e credibilidade (CHARAUDEAU: 1996), texto jornalístico (CARMAGNANI apud CORACINI, 1985; FARIA, 1999; VASCONCELOS, 1999) e PCN’’S (2002), a fim de apresentar uma sugestão de utilização do jornal na sala de aula. A partir disso, serão analisados os anúncios publicitários com enunciados interrogativos para se verificar como se estabelece o contrato de comunicação e se propor uma classificação para o valor semântico expresso com base na análise de cada enunciado interrogativo.

 

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