O parágrafo ideal versus o parágrafo real
confrontando teoria e prática

Alexandre Xavier Lima (UFRJ)
Natália do Nascimento (UFRJ)
Ana Flávia L. M. Gerhardt  (UFRJ)

 

Inúmeros trabalhos apontam o parágrafo como unidade fundamental para a construção de um texto, decorrendo, dessa perspectiva, o conceito de parágrafo-padrão. Esse é “um bloco de idéias que divide uma seqüência de informações”, dotado de tópico frasal, desenvolvimento e conclusão. No entanto, nem sempre essa estruturação faz-se possível na prática. Há, portanto, um parágrafo ideal, defendido pelos manuais de redação, e, um parágrafo real, produzido pelos redatores. Desta maneira, pretende-se discutir, neste trabalho, estratégias que aproximem, quando possível, o real do ideal, diminuindo, assim, a discrepância entre o ensino e a produção. O estudo se fundamenta no trabalho de Figueiredo (1999) e no material didático preparado pelos monitores-bolsistas ao longo do curso de Redação 1 do CLAC . O corpus se constitui de textos produzidos por alunos do referido curso.

 

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